Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2017 > 12 > Campus Catolé do Rocha realiza grande evento científico e cultural

Campus Catolé do Rocha realiza grande evento científico e cultural

A SECITEC foi realizada em consonância com a III Semana da Consciência Negra
publicado: 06/12/2017 08h42 última modificação: 12/12/2017 19h28

Teve início na tarde da segunda-feira, dia 27 de novembro, a II SECITEC e III Semana da Consciência Negra do Campus Catolé do Rocha. O evento ocorreu no Auditório da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campus IV.

A comunidade estudantil do Campus Catolé do Rocha e visitantes lotaram o Auditório da UEPB para prestigiar o evento. A mesa foi composta pelos Diretores, Geral e Administrativo, do Campus, os presidentes das Comissões da II Semana de Ciência, Cultura e Tecnologia-SECITEC e da III Semana da Consciência Negra-SCN, professores Luís Fernando Fernandes e Ilton Fonseca, respectivamente, a Coordenadora do Curso de Edificações, professora Luiza Lima, o presidente do Grêmio Estudantil, o aluno Aleff Nascimento, e o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias do Campus IV da UEPB, o professor Edivan Júnior.

A professora Luiza enfatizou a importância da realização da Semana de Ciência, Cultura e Tecnologia na formação do aluno pesquisador, destacando o protagonismo aferido aos discentes nessa edição do evento: os próprios alunos desenvolveram projetos e convidaram servidores para orientá-los.

O aluno Aleff Nascimento elogiou o trabalho desenvolvido pelo Campus Catolé do Rocha, destacando que o Instituto além de ofertar educação de qualidade, através dos programas de pesquisa, extensão e realização de eventos, como a Semana de Ciência, Cultura e Tecnologia-SECITEC e a Semana da Consciência Negra-SCN, prepara o aluno não apenas para o mercado de trabalho como também para o ingresso no ensino superior e, acima de tudo, para a vida.

Após apresentada a programação, o Diretor Geral declarou iniciada a II SECITEC e III SCN. Na oportunidade, o professor Doutor Vancarder Brito Sousa proferiu a Palestra “Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis”.

Com uma programação bastante diversificada, o evento prosseguiu até o dia 30 de novembro. O segundo dia foi marcado pela realização de Minicursos, Oficinas e exibição de filmes e debates.

O terceiro dia foi dedicado à Mostra de Trabalhos Científicos, momento em que os discentes apresentaram, com o apoio de banners digitais, os seus trabalhos. As regras para apresentação foram definidas através de Edital elaborado pela Comissão da SECITEC e publicado pela Direção de Ensino do Campus no mês de setembro. A avaliação dos trabalhos no dia da Mostra Científica foi realizada por avaliadores externos, convidados pela comissão organizadora, segundo os critérios de criatividade/inovação, relevância, profundidade, aplicação do método, caderno de campo, banner, apresentação oral e trabalho em equipe.

Durante o quarto dia do evento, no Auditório do Centro Cultural Geraldo Vandré, a professora Mestre Suzany Cecília proferiu a Palestra “A Matemática está em tudo”. Logo após ocorreu a solenidade de homenagem e premiação dos alunos do campus Catolé do Rocha que participaram das seguintes competições: Olimpíada Brasileira de Robótica, Competição de Robótica do IFPB, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Jogos do IFPB - Handeboll Feminino, e Olimpíada Nacional em História do Brasil.

O evento ainda contemplou uma Mostra de Arte Contemporânea, contendo atividades artísticas denominadas performances, happenings e instalações, produzidas pelos alunos do primeiro ano, matutino e vespertino.

O encerramento ocorreu com uma apresentação cultural produzida pelos integrantes do Projeto “Musicalização Quilombola”, marcada pela participação dos alunos e integrantes do Quilombo Lagoa Rasa.

"A Semana de Ciência, Cultura e tecnologia proporcionou um treinamento para enveredarmos no mundo da pesquisa. Por isso, o IFPB é considerado uma instituição diferente: porquê nos antecipa as experiências do futuro". Afirmou o aluno Vaniélio Forte de Sá.

Ao término, os eventos apresentaram a somatória de 16 atividades, entre minicursos, palestras e debates. Foram submetidos 28 artigos, destes, 24 foram aprovados e apresentados. Ao total, 80 discentes apresentaram trabalhos durante a Mostra de Trabalhos Científicos.

“Parabéns a todos pela seriedade e dedicação na realização dos eventos, tanto a SECITEC como a Semana da Consciência Negra: eventos que agregam grande valor na formação de todos. Aos discentes, parabenizamos o profissionalismo e a gentileza das equipes. Todos desenvolveram excelentes trabalhos! Deixo registrada a nossa imensa satisfação com o trabalho, eficiência e esmero de todos”. Elogiou o Diretor Geral do campus Catolé do Rocha.

Instada a falar sobre o evento e a importância deste na sua formação acadêmica, a discente Alyce Raiane Jales, do primeiro ano matutino, afirmou: "Conhecimento é uma das armas mais poderosas que temos. A SECITEC e SCN trouxeram pra gente conhecimento. Sim! Fomos capazes de nos familiarizar com trabalhos/projetos científicos, vencer o nervosismo e, acima de tudo, perceber que há assuntos (temas dos projetos) que podem ser trabalhados na escola sem que isso venha a atrapalhar a regularidade das aulas e o processo ensino-aprendizagem. Game é uma boa proposta para a sala de aula; misturar química com informática torna a disciplina mais informativa; a sustentabilidade e a economia de água são fundamentais".

A discente, exímia em poesia, finalizou:

Me pediram para falar

Eu falo com poesia

Digo com muita alegria

O quanto foi bom participar

Conhecimento ganhar

Sabedoria aqui reflete