Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2017 > 11 > REDITEC 2017

REDITEC 2017

Campus Catolé do Rocha se destaca nos eventos do IFPB que ocorrem paralelamente à REDITEC
por publicado: 23/11/2017 11h26 última modificação: 07/12/2017 15h23

A REDITEC, Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, é o momento onde líderes dos Institutos Federais, Cefets, Escolas Técnicas vinculadas às Universidades e Universidade Tecnológica se encontram anualmente para debater sobre o cenário educacional e traçar políticas de gestão. O evento é promovido pelo CONIF, Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A Cidade de João Pessoa-PB está sediando a 41° REDITEC, neste ano de 2017, ficando a cargo do Instituto Federal da Paraíba-IFPB a realização do referido evento. O tema principal da 41ª REDITEC é “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”. O evento é composto de palestras e mesas-redondas, Fóruns Temáticos e Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Gestão, Extensão, Ensino e Pesquisa, onde educadores apresentam iniciativas bem sucedidas que foram desenvolvidas nas instituições. O evento acontece no Centro de Convenções da Paraíba de 20 a 23 de novembro.

Com a perspectiva de receber cerca de 1000 líderes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, devem participar do evento palestrantes de renome e educadores selecionados para apresentar trabalhos e desenvolver atividades durante a programação, além de empresas e outras entidades governamentais e da sociedade civil organizada convidadas a expor em estandes.

Paralelamente, o IFPB está realizando outros eventos que podem ser apreciados pelo público presente à REDITEC. São eles, o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (SIMPIF), II Seminário de Inovação Tecnológica (SINTIF), o II Encontro de Educação a Distância (EEAD), Competição de Robótica, Mostra de Extensão e apresentações culturais.

A solenidade de abertura da 41ª REDITEC ocorreu segunda-feira, dia 20, às 19h no Teatro Pedra do Reino. Os participantes foram brindados com o som da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.

O Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPB começou na manhã de terça-feira com as boas-vindas a pesquisadores, professores, estudantes e demais participantes do evento, momento em que a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Francilda Araújo recepcionou os participantes e agradeceu o esforço e empenho da equipe de voluntários que estão trabalhando para que o evento com uma programação intensa e diversificada aconteça.

Durante o SIMPIF, docentes e discentes do Campus Catolé do Rocha apresentaram trabalhos de Iniciação Científica. Na manhã da terça-feira, a aluna Laila Lizandra apresentou o trabalho, realizado em co-autoria com a professora Brígida Batista e o discente Lindomar Lúcio, intitulado “Análise dos espaços públicos de lazer no Município de Catolé do Rocha-PB”; o professor Jean Carlos Costa apresentou “Conhecimento tradicional: plantas utilizadas por populações quilombolas e assentamentos rurais do município de Catolé do Rocha-PB para previsão de estações chuvosas e/ou estiagem”, trabalho realizado juntamente com as discentes Emilly Rebeca Araújo e Shirley Crystine Oliveira Leite; o aluno Elviro Pereira Lins Bisneto apresentou “Comparação entre métodos de extração do óleo de Syagrus cearensis (Coco Catolé)”, trabalho resultante da pesquisa pela professora Tainá Souza e Silva e demais alunos.

Durante a manhã da quarta-feira, os discentes Aleff de Moura Nascimento, Lucas Rian Marques da Silva e Ytalo Felipe Alves de Farias apresentaram, respectivamente, os trabalhos “Mídias digitais, ficção científica e ensino: a utilização do podcast como ferramenta para o ensino de física e ciências”, “Conhecer para ensinar: a relação do aluno de Desenho Básico e Técnico com os conhecimentos fundamentais de geometria e matemática” e “Perfil socioeconômico do ingressante no curso de Edificações: aportes de um instrumento de pesquisa no IFPB Catolé do Rocha”. Todos os trabalhos resultam de projetos orientados por servidores do Campus Catolé do Rocha e que envolve outros discentes.

A manhã da quarta-feira também foi marcada pela excelente atuação da equipe de Robótica do Campus Catolé do Rocha que, sob a coordenação do Professor Alexsandro Trindrade, conquistou o primeiro lugar na competição. A equipe é composta pelo referido professor e pelos aluno Carlos Eduardo Suassuna, Ytalo Felipe Alves de Farias, Samuel de Sousa Linhares e Ruty da Silva Cardoso.

As equipes vitoriosas na categoria foram: Spartacus (campus Catolé do Rocha) ficou em primeiro lugar; a vice-campeã foi a equipe Gear 2 (campus Itabaiana); e o terceiro lugar ficou com Cajazeiras Alfa (campus Cajazeiras). Os dois primeiros campi começaram o trabalho recentemente e já surpreenderam conquistando as primeiras colocações da competição. A premiação dos campeões será na manhã da quinta-feira, dia 23.

Campus Catolé do Rocha – Eliene Nunes Ferreira

Fontes: https://www.ifpb.edu.br, http://reditec.vhost.ifpb.edu.br/2017/05/reditec/