Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2017 > 07 > II Arraiá do Coroné Antônio de Noronha Moraes

II Arraiá do Coroné Antônio de Noronha Moraes

O evento teve comidas típicas, quadrilha, forró e muita diversão
por publicado: 03/07/2017 16h41 última modificação: 05/07/2017 14h21

O mês de junho tem um significado todo especial na região nordeste: é nesta época do ano que são comemoradas as festas juninas.

Acredita-se que a origem das comemorações das festas juninas remonta à época da formação da Igreja Católica na Europa, na transição da Idade Antiga para a Idade Média, que no processo de assimilação dos antigos cultos pagãos acabou por substituir os rituais dedicados aos deuses médio – orientais, gregos, romanos e nórdicos por festas dedicadas aos santos.

Na cultura popular brasileira, em especial a cultura nordestina, as festas juninas têm lugar especial, pois, além de valorizarem as tradições locais do país, também revelam muitos elementos históricos, religiosos e mitológicos curiosos.

O IFPB Campus Catolé do Rocha encontrou uma forma peculiar de celebrar a sua festa de São João: o evento foi intitulado “Arraiá do Coroné Antônio de Noronha Moraes” em homenagem ao personagem criado pelo autor nordestino Ariano Suassuna em sua obra o Auto da Compadecida.

Nesta última quarta-feira (28), ocorreu a segunda edição do Arraiá do Coroné Antônio de Noronha Moraes, que, a exemplo da primeira edição do evento, realizada no ano de 2016, foi bastante exitoso em termos de público e de organização.

O evento foi organizado por uma Comissão integrada pelos Servidores do Campus Catolé do Rocha, que teve como Presidente a Auxiliar de Biblioteca Cleide Alves, em conjunto com o Grêmio Estudantil “José Ramalho”.

O II Arraiá do Coroné Antônio de Noronha Moraes contou com apresentação de uma quadrilha estilizada convidada, danças típicas e quadrilha integrada pelos discentes do Campus, comidas típicas e apresentações musicais em ritmo regional feita pelos alunos e servidores do Instituto.

O Campus Catolé do Rocha é um “celeiro” de talentos: “o Campus conta com um número significativo de alunos e servidores que entendem de música, canto, repente, poesia e desenho. Além disso, em todos os eventos realizados, os alunos se envolvem completamente. Não faz sentido contratar uma banda musical para animar o nosso arraiá, quando podemos simplesmente aproveitar a oportunidade para lapidar ainda mais o talento dos nossos alunos”. Destacou Ilton Fonseca, professor de Artes do IFPB Campus Catolé do Rocha.

Para a equipe organizadora, se valer da arte e da cultura é uma medida oportuna para uma educação mais ampla e mais humana, importante principalmente em campus como o de Catolé do Rocha, cuja vocação é técnica. “A educação hoje apresenta várias alternativas e possibilidades de abordagem. Dentre elas a arte, o entretenimento, a cultura, seja por meio da dança, do teatro, da poesia. Nesse sentido, essa alternativa vem agregar aos alunos a possibilidade de resgatar os valores culturais e regionais”, destaca a Técnica em Assuntos Educacionais, Eliene Nunes, integrante da Comissão Organizadora do evento.

A arte do cartaz/convite do II Arraiá do Coroné Antônio de Noronha Moraes foi elaborada pela aluna Anna Karenina do 1º ano vespertino em conjunto com o professor de Artes, Ilton Fonseca, e a caracterização do personagem Antônio de Noronha Moraes, o Coroné, ficou por conta do professor de Filosofia, Márcio Roberto.