Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2016 > 12 > Estudante do Campus Catolé do Rocha participa das Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2016

publicado: 06/12/2016 15h12 última modificação: 13/12/2016 10h03

“Eu nunca aprendi a desistir de um sonho, sempre segui em frente, em busca dos meus objetivos. Minha simples frase: o que faço sendo deficiente, pouca gente faz sendo normal. Lembre-se: com meus pés tortos já conquistei mais de 40 medalhas em vários esportes”. É com essas palavras entusiasmadas e motivadoras que o estudante Francisco Vieira de Sousa Júnior comemora a conquista de uma medalha nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2016.

O estudante do primeiro ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Campus Catolé do Rocha participou no mês de novembro da maior competição paraolímpica escolar do país. O discente representou a Paraíba, juntamente com outros jovens, e conquistou uma medalha de bronze na modalidade de tênis de mesa.

O evento ocorreu na Cidade de São Paulo, durante os dias 22 a 25 de novembro, englobando um total de oito modalidades em disputa: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

O jovem treina desde os 13 anos de idade, no Polo Paraíba Paralímpica, situado na Cidade de São Bento, Paraíba, sob a orientação do Educador Físico Pedro Moreira Dantas Filho.

Desde o seu ingresso no IFPB-Campus Catolé do Rocha, em março de 2016, Francisco Vieira de Sousa Júnior participa efetivamente das atividades físicas desenvolvidas no Campus, bem como das atividades desportivas promovidas pelo Instituto Federal e pelo Governo do Estado.

Em maio deste ano, sob a supervisão de Brígida Batista, Professora de Educação Física do Campus, Francisco classificou-se na etapa da região polarizada por Catolé do Rocha, sendo, desta forma, selecionado para a etapa estadual dos Jogos Paraescolares da Paraíba. Ele disputou os 100 metros rasos, o salto em distância e o arremesso de dardo, obtendo o ouro nas duas últimas modalidades.

Em agosto, Francisco Vieira de Sousa Júnior juntamente com a aluna Emilly Vitória Diniz estiveram na Cidade de Campina Grande, acompanhados da professora de Educação Física Brígida Bezerra e do professor Caetano José de Lima, Diretor Geral, representando o Campus Catolé do Rocha para participarem da Etapa Final dos Jogos Intercampi.

Neste mês de outubro, Francisco solicitou o apoio do Campus objetivando a sua participação nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras. A sua solicitação foi atendida e o jovem foi transladado até a Cidade de João Pessoa, Paraíba, local em que ocorreria o voo com destino à Cidade de São Paulo.

“Sinto-me muito feliz pelo apoio que recebi do IFPB em geral, o que, de certa forma, me deixou preocupado em fazer o meu melhor. Assim, conquistei uma medalha. Antes eu já praticava esporte, mas depois do apoio do IFPB, comecei a treinar com mais afinco, com mais vontade, e agora os resultados estão aparecendo”. Declarou o discente.

Texto: Eliene Nunes Ferreira;

Imagens: Fotos 1 e 2  creditadas à Márcio Lima (blog maissaobento.com.br); Fotos 3 e 4 creditadas à Eliene Nunes Ferreira