Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Assistência Estudantil > Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

por 2276838 publicado 03/11/2016 15h23, última modificação 04/11/2016 13h12

A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Paraíba, em consonância com o Estatuto e Regimento Geral do IFPB, se dá mediante o estabelecimento de um conjunto de princípios e diretrizes estratégicas, materializadas através de programas que visam assegurar ao/à educando/a o acesso, a permanência e a conclusão do curso, na perspectiva de formar cidadãos/ãs éticos/as comprometidos/as com a defesa intransigente  da  liberdade,  da equidade e da justiça social.

A assistência estudantil no IFPB – Campus Catolé do Rocha busca se firmar e intervir nas questões de ordem social que afetam e/ou dificultam a concretização do processo ensino-aprendizagem, bem como a permanência do/a estudante na Instituição. Assim, a intervenção nas expressões contemporâneas da questão social que incidem no processo de ensino-aprendizagem e a implementação de ações, programas e serviços, a partir das necessidades apresentadas pelos/as discentes, se apresentam como ações contributivas para o enfrentamento das situações que provocam a retenção e a evasão escolar.

 

Assistência ao/à Estudante no Campus Catolé do Rocha


A Assistência ao Estudante é prestada pelo “Setor Pedagógico” e tem como objetivo principal o suporte ao processo educacional através dos serviços e ações dos setores de Serviço Social, Pedagogia e Saúde, com vistas à conclusão dos estudos e ao êxito escolar dos/as estudantes do IFPB – Campus Catolé do Rocha. Para tanto, são desenvolvidas ações de planejamento, gestão dos recursos direcionados às suas áreas de atuação, acompanhamento das ações da equipe multidisciplinar e apoio aos/às estudantes.

 

Serviço Social


O Serviço Social é parte integrante da equipe de Assistência ao/à Estudante e trabalha na implementação da Política de Assistência Estudantil, respeitando os princípios da dignidade, justiça social, equidade e acesso à educação com qualidade, compreendendo, portanto, a assistência estudantil como direito social e dever político.

Deste modo, inserido no universo escolar, o Serviço Social contribui no processo de redução das desigualdades e tem como finalidade principal realizar serviços e ações que viabilizem o direito à Educação garantindo o acesso, a permanência e a conclusão do curso com êxito.

 

Assistente Social do Campus Catolé do Rocha


Marta Simone VItal Barreto

E-mail: simone.barreto@ifpb.edu.br