Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2019 > 10 > Alunos do campus Campina Grande rumo ao ouro da olimpíada de Geografia

Alunos do campus Campina Grande rumo ao ouro da olimpíada de Geografia

IFPB ganhou 04 medalhas de ouro na etapa estadual. Equipe de Campina Grande obteve a maior pontuação das escolas públicas e vai a São Paulo para disputa nacional
por publicado: 16/10/2019 18h10 última modificação: 18/10/2019 12h04
Exibir carrossel de imagens Equipe medalha de ouro e com a melhor pontuação das olimpíadas na Paraíba

Equipe medalha de ouro e com a melhor pontuação das olimpíadas na Paraíba

Os estudantes medalhistas de ouro da 5ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), etapa estadual, André Lucas de Vasconcelos, Ana Lívia Meira e Gabriella Nunes estão de malas prontas rumo à Unicamp em Campinas para disputarem com equipes de 26 estados do país a etapa nacional. Participam da fase final as duas maiores pontuações por estado. Das 16 medalhas conquistadas pelo IFPB, quatro foram de ouro, sendo duas do campus Campina Grande e duas do campus Catolé do Rocha.

A OBG visa a utilizar o conhecimento das ciências da terra e da geografia para empoderar os alunos, no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas. Ter conhecimento sobre os recursos naturais, entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial para garantir benefícios sociais aos cidadãos e alcançar uma sociedade mais justa, com menos desigualdades.

“Avaliamos nossa participação como uma ótima experiência para construção e crescimento, enquanto alunos. A experiência na olimpíada de geografia, trouxe consigo o conhecimento que está fora e dentro dos livros, através do ensino da geografia como modificador e difusor social, experiência incrível. Estamos nos preparando através do estudo coletivo, ficamos numa dinâmica de enviar vídeo-aulas, textos e pesquisas científicas sobre determinados assuntos que englobam a geografia em seus diversos âmbitos, de forma similar a como trabalhamos nas outras  fases da olimpíada”, explica Andre Lucas.

Para o professor de Geografia e orientador da equipe, batizada de “priapez@s do Agreste”, Petrúcio Oliveira, a conquista de uma das vagas tem um grande valor, pois mostra à sociedade a qualidade de nosso ensino. “Compreendo que esse feito expressa e atesta, de certa forma, o compromisso com o ensino desenvolvido e ofertado pelo IFPB enquanto instituição pública que garante para a sociedade uma educação pública com resultados positivos e de qualidade”, afirma Oliveira.

Petrúcio acredita que a conquista da medalha e a maior pontuação entre as escolas da rede pública é o resultado do trabalho em parceria. “O mérito desse resultado certamente passa pelo trabalho coletivo desenvolvido pela equipe que abraçou a ideia da olimpíada, além da contribuição da área de ciências humanas, especialmente dos demais colegas professores de geografia, em especial destaco as contribuições do professor Thiago Lima”, conclui.

A outra equipe medalhista de ouro do campus Campina Grande foi composta pelos estudantes: Rembrandt Vasconcelos Costa; Juan Pablo Araújo Barbosa e João Vitor Silva Luciano.

A previsão dos resultados e premiações da fase presencial é dia 20 de outubro. Os alunos selecionados na fase presencial serão treinados para participarem da International Geography Olympiad em 2020 em Istambul, Turquia.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande