Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2019 > 09 > Estudantes de Soledade e Pedras de Fogo são os vencedores do FESTIN

Estudantes de Soledade e Pedras de Fogo são os vencedores do FESTIN

Festival de música reuniu centenas de jovens no palco principal do evento
por publicado: 27/09/2019 12h44 última modificação: 27/09/2019 20h36

A música foi o ponto alto do penúltimo dia do ENEX 2019 com o Festival de Intérpretes e Canções do IFPB –FESTIN. Os 29 candidatos ao titulo de melhor interprete e de compositor do IFPB reuniu no palco principal do evento centenas de jovens. O festival que tem mais de 30 anos de realização teve como ganhadores: na categoria música autoral, o vencedor foi o estudante de informática do campus Soledade,  José Vitor de Almeida Souza e na categoria interprete, João Victor, do campus Pedras de Fogo. Um show a parte veio das torcidas organizadas que com celulares na mão e lanternas ligadas, incentivavam os amigos nas apresentações.

O primeiro lugar na categoria interprete recebeu como prêmio um violão, enquanto o de melhor composição autoral, a gravação de uma música em estúdio profissional. Os segundos lugares também foram premiados com instrumentos musicais.   Os cantores foram acompanhados pelas bandas dos estudantes dos cursos de música dos campi de Monteiro e João Pessoa.

José Vitor conta que a música autoral "Se não quer meu amor" foi inspirada em histórias reais de relações amorosas. "A inspiração para compor uma canção surge  quando estou sozinho, ai penso nas coisas que os amigos me falam  e logo passo para o papel", conclui.

Em relação a última edição em 2017 , a novidade do FESTIN 2019 foi o acréscimo da categoria autoral. De acordo com o diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura-PROEXC, George Glauber, a inserção desta categoria promove a criatividade na produção musical dos participantes. “Isso foi uma novidade muito interessante, pois amplia o espaço conceitual. O festival também é um laboratório de aprendizado para os alunos de música, pois eles trabalham a questão de arranjo e montagem de show”, conclui.

Texto :

Ernani Baracho - Ascom CG