Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2019 > 04 > Mestrandos do PROFNIT recebem representante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial

Estudantes participaram de uma palestra que abordou a questão do patenteamento de produtos
por publicado: 16/04/2019 13h26 última modificação: 16/04/2019 13h29

Os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT   do ponto focal Campina Grande, participaram nesta terça-feira,16, de uma palestra sobre patentes ministrada pelo pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, Armando de Oliveira Mendes Neto. O pesquisador abordou em sua apresentação aspectos relacionados ao funcionamento do sistema de patentes, legalidade, requisitos para entrar com pedidos para o patenteamento entre outros pontos.

De acordo com o palestrante, o Brasil ainda é muito carente de conhecimento sobre o sistema de patentes e que infelizmente o país ainda não tem uma cultura sedimentada sobre propriedade intelectual, considerada um bem como outro qualquer. O processo para se conseguir a patente de um produto demora em média dez anos. “Temos que desenvolver bastante essa cultura de propriedade intelectual para que as pessoas abram os olhos e façam a proteção de suas ideias”, afirma Neto.

Dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, O PROFNIT é oferecido nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil e recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES.