Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2018 > 11 > Profissionais da saúde do campus Campina recebem treinamento

Destaque

Profissionais da saúde do campus Campina recebem treinamento

Iniciativa é pioneira na instituição e objetiva qualificar os servidores da área em primeiros socorros e suporte básico de vida
por publicado: 23/11/2018 11h16 última modificação: 23/11/2018 11h16
Exibir carrossel de imagens Equipe de saúde do IFPB Campina  recebendo treinamento

Equipe de saúde do IFPB Campina recebendo treinamento

Em uma instituição de ensino, a presença de uma equipe médica bem capacitada é fundamental para garantir um bom atendimento inicial em caso de acidentes. A equipe de Coordenação de Assistência à Saúde tendo como principio a prevenção e promoção da saúde participou de uma capacitação em primeiros socorros e suporte básico de vida com o objetivo de qualificar os servidores do gabinete médico e odontológico do campus Campina Grande. A iniciativa de um treinamento desta natureza é pioneira no campus.

O curso foi ministrado em duas etapas. No primeiro momento, os profissionais receberam orientações e procedimentos a serem tomados em relação à parada cardiorrespiratória, queimaduras, choque elétrico, convulsão, obstrução das vias aéreas superiores. O treinamento também abordou a prevenção de acidentes no ambiente escolar.

A segunda fase do treinamento oportunizou a equipe simular uma situação real de acidente para que eles pudessem realizar um atendimento inicial a um trauma sofrido. Neste caso, a simulação teve práticas quanto ao uso da prancha, imobilizador de cabeça e amarração da vítima em casos de fraturas.

Com larga experiência em atendimento pré-hospitalar, o enfermeiro Gabriel Fontes, que atua também no SAMU, alerta para cuidados básicos ao se deparar com acidentes onde há vitimas. “Devemos ficar atentos aos perigos que  ambiente oferece e torná-lo seguro para a vítima e quem presta o socorro.Temos sempre que sinalizar a via para alertar os condutores”, explica.  

Atualmente o setor médico do campus Campina Grande atende uma média mensal de 62 casos (Consultas médicas e de enfermagem) e de 82 procedimentos odontológicos.

registrado em: