Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2018 > 10 > Inclusão educacional

Inclusão educacional

Pesquisa da qualidade da água realizada pelo IFPB Campina em cisternas de escolas públicas é apresentada em congresso nacional por aluno surdo
por publicado: 26/10/2018 10h47 última modificação: 26/10/2018 10h47
Exibir carrossel de imagens Da esquerda para direita o aluno  Gabriel Ramos e seu orientador Iremar Madureira

Da esquerda para direita o aluno Gabriel Ramos e seu orientador Iremar Madureira

A equipe de pesquisa de análise físico-química de água, do IFPB Campus Campina Grande, esteve presente no V Congresso Nacional de Educação- CONEDU, em Olinda-PE, ocorrido em 19 de outubro. Composta por quatro estudantes, a apresentação ao público ficou sob a responsabilidade do aluno surdo, Gabriel Ramos, do 1º ano curso técnico de mineração.

Com orientação do prof. Iremar Madureira e co-orientador prof. Edmilson Dantas, o trabalho que abordou o desenvolvimento laboratorial das águas de cisternas, presentes nas escolas municipais, na zona urbana, de Massaranduba-PB, foi muito prestigiada.

A participação no congresso contou também com uma importante contribuição do intérprete de libras do Núcleo de Atendimento as Pessoas Especiais,  Misael Lima . No final de sua apresentação, o aluno recebeu aplausos do público, ratificando a importância e incentivo às pesquisas e inclusão dos alunos nesta prática. “Todos são capazes de realizarem um trabalho desde que tenha incentivo e apoio”, afirma o orientador.

Devido alguns termos específicos e técnicos da área química, alguns sinais inexistentes em libras foram criados pela equipe do NAPNE para a execução das tarefas.