Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2018 > 08 > IFPB lidera número de finalistas da Paraíba em Olimpíada Nacional de História

IFPB lidera número de finalistas da Paraíba em Olimpíada Nacional de História

Evento acontece de 18 a 19 de agosto em São Paulo. Equipe do campus Campina foi 1ª colocada na Paraíba
por publicado: 17/08/2018 10h31 última modificação: 21/08/2018 12h57

No próximo sábado, 18 de agosto, estudantes dos campi Campina Grande e Cabedelo do Instituto Federal da Paraíba participarão de uma das maiores olimpíadas de conhecimento: a Olimpíada Nacional em História do Brasil –ONHB. A Paraíba classificou para a final dez equipes, destas, seis do campus Campina, uma do campus Cabedelo  e três de instituições privadas.

O evento, que está na décima edição, reunirá na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) cerca de 800 finalistas de todo o Brasil. A equipe “Valentes” do campus Campina, composta pelas estudantes Amanda Ramos, Abigail Biró e Haylla Leite, todas do curso de Mineração foi a primeira colocada na Paraíba. Desde 2011, o IFPB Campina participa do evento, sendo finalista em todas as edições conquistando medalhas de prata, bronze e menções honrosas.

O impacto de uma olimpíada na vida do estudante é muito significativo, pois estimula a leitura, compreensão e escrita de textos. “A ONHB nos ajuda a ter uma concepção mais crítica, além de abordar assuntos de forma mais aprofundada, com uma visão mais analítica e reflexiva”, explica a aluna Haylla.

A avaliação dos orientadores das equipes, professores da área, é que há uma evolução na participação a cada evento, o que representa um engajamento no ensino de História. A cada edição, a ONHB trabalha uma temática em pauta na sociedade para os estudantes desenvolverem atividades de pesquisas. Até a grande final, onde acontece uma prova dissertativa, os docentes e seus orientandos passam por seis etapas online.

Para acompanhar a olimpíada é só clicar na página da ONHB.