Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2017 > 11 > Estudantes do IFPB Campina conquistam 3º lugar em evento internacional

Noticia

Estudantes do IFPB Campina conquistam 3º lugar em evento internacional

Competição Latino-Americana de Robótica teve a participação de instituições de vários países
por publicado: 13/11/2017 13h11 última modificação: 19/11/2017 09h46

Os estudantes de Engenharia de Computação do campus Campina Grande conseguiram uma conquista inédita no último final de semana. Eles encerraram a competição Latino-Americana de Robótica (LARC), realizada em Curitiba-PR, e garantiram para a Paraíba a terceira colocação na categoria IEEE SEK (Standard Educational Kit). O campus enviou duas equipes ao evento, que reuniu ainda estudantes do México, Argentina, Chile e Peru.  

A equipe "Mr. Robot" classificou-se em primeiro lugar na etapa preliminar, que contava com 22 equipes de diversas instituições de ensino tradicionais na área de robótica e em competições desse porte, como o Instituto Militar de Engenharia (IME) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na classificatória, a equipe “Mr. Robot” competiu com os robôs da Universidad Autónoma Tamaupilas – México, do Instituto Federal do Espírito Santo e da Universidade Federal de Uberlândia. “Nessa fase final, conquistamos o terceiro lugar, o que considero um resultado fantástico para uma primeira participação em uma competição de nível internacional”, declara o professor e mentor do projeto, Henrique Cunha, que contou com o apoio do docente Paulo Ribeiro.  

De acordo com o professor Henrique, o que chama atenção desse feito inédito é que os alunos premiados não tinham experiência prévia com robótica. Em quatro meses, eles trabalharam o robô para deixá-lo competitivo. Henrique ressalta também a parceria do SESI, que emprestou algumas peças para conclusão do robô.  

A IEEE Standard Educational Kit , inicialmente conhecida como IEEE LEGO, tem como objetivo apresentar um desafio estimulante para alunos de graduação que precisam montar robôs autônomos usando kits educacionais aprovados para a competição. Dois robôs cooperativos devem agir para executar uma tarefa que muda a cada período.

registrado em: