Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2017 > 06 > IF Campina é a única instituição da Paraíba na ONHB

IF Campina é a única instituição da Paraíba na ONHB

Campus classificou quatro equipes para as finais da Olimpíada Nacional em História do Brasil, que ocorrerá na Unicamp
por publicado: 16/06/2017 12h32 última modificação: 05/07/2017 13h02

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) mais uma vez revelou a supremacia do campus Campina Grande em competições nacionais na área de História. Participando desde 2011, o campus classificou equipes em todas as edições conquistando medalhas de prata, bronze e menções honrosas. O desafio agora é trazer o ouro para o IFPB, única instituição do Estado a classificar equipes. No que depender do grupo classificado “Equipisão” não faltará empenho, pois o mesmo obteve na fase estadual o melhor desempenho da Paraíba entre todos os participantes, além de classificar mais três equipes para a final na Unicamp, que ocorrerá no mês de agosto.

Todos os anos a ONHB propõe um tema para ser trabalhado na seis fases da olimpíada. Este ano o tema foi “Defesa do Ensino de História”. Mais de dez mil equipes do ensino fundamental e médio se inscreveram, destas, apenas 307 passaram para a sexta e última etapa. A “Equipisão” é composta pelos estudantes Vitória Medeiros, Heloyse Regis, ambas do curso de Química, e João Victor Neiva , do curso de Mineração. As outras três classificadas são: Tropeiros da Borborema, Eixo do Mal e Fazendo História em Petróleo e Gás.

Para Vitória Medeiros, a competição é uma oportunidade de se aprofundar na diversidade de opiniões. “A olimpíada proporciona uma nova forma de se ver as coisas. A ONHB sempre vem com temas que são importantes para a cidadania”, explica a estudante. Os finalistas tiveram a orientação do docente, Glayds Richeles, além do apoio do campus em relação ao material de pesquisas.

O professor Richeles fez uma avaliação positiva do resultado e que se a medalha de ouro vier será a coroação de um trabalho de sete anos. “Chegar a final já é um prêmio. Agora temos que colocar os pés no chão e fazer leituras e aulas de preparatórias”.

Diferente das outras fases, todas online, a última será presencial. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.