Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2016 > 11 > Representante da Paraíba no Parlamento Juvenil do Mercosul é do IFPB

Representante da Paraíba no Parlamento Juvenil do Mercosul é do IFPB

Jovem de 15 anos pretende discutir mercado de trabalho e vida estudantil. Primeiro encontro acontecerá no mês de dezembro em Brasília
por publicado: 25/11/2016 11h02 última modificação: 25/11/2016 11h02

Um jovem bem articulado e engajado em questões sociais, políticas e educacionais. Assim é Matheus Henrique Santos Monteiro, estudante do curso de Petróleo e Gás do campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba, que, com essas qualidades, foi eleito para representar a Paraíba no Programa Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM).  Sua experiência será compartilhada com mais 26 jovens de todos os estados da Federação para discutir inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

Para conquistar a vaga, Matheus teve seu projeto avaliado por uma comissão do PJM   e foi submetido a uma eleição online com mais três finalistas, todos de escolas públicas . O desejo de representar a Paraíba movimentou a vida escolar e social de  Matheus durante os dias de votação. Vídeos em redes sociais, banners promocionais e entrevistas em rádios e TVs  fizeram com que sua popularidade aumentasse no Instituto. “A vontade de representar meu Estado e o IFPB me fortaleceu muito. Hoje me sinto com mais desenvoltura para me comunicar  e lutar por aquilo que acredito”, afirma o parlamentar.

Com o mandato de dois anos, Matheus pretende colocar em prática o projeto apresentado por ele o qual trata da condição do estudante inserido no mercado de trabalho. A motivação do projeto  “Evasão Escolar: a necessidade de trabalhar e permanecer na escola” surgiu mediante a convivência com jovens inseridos no mercado de trabalho.  “Eu busco solucionar estes impasses e conceder benefícios antes não existentes para os jovens que estão no mercado de trabalho”.

O primeiro encontro está marcado para acontecerá entre 11 e 16 dezembro em Brasília. Nesse período, os 27 parlamentares participarão de um curso de formação. “Quero compartilhar  com meus colegas parlamentares a qualidade do ensino dos Institutos Federais e sua importância para o país”, conclui Matheus .