Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2016 > 09 > TRE ministra palestra para estudantes sobre voto

TRE ministra palestra para estudantes sobre voto

Servidores apresentaram histórico do processo democrático e a importância do voto consciente
por publicado: 22/09/2016 15h12 última modificação: 22/09/2016 15h12

Uma equipe de servidores da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB) esteve na manhã desta quinta-feira, 22, no campus Campina do Instituto Federal da Paraíba para ministrar uma palestra sobre eleições e voto consciente. Os jovens receberam uma aula de democracia. Na ocasião, foi entregue uma cartilha de palavras cruzadas com perguntas sobre o processo eleitoral, funções dos eleitos, entre outros assuntos.

O coordenador da Escola, Elci Ubarama, trouxe para discentes e docentes a questão da venda do voto sob a perspectiva do eleitor. “Temos buscado desde 2010, conscientizar o corpo estudantil, principalmente o eleitor de primeiro voto. Temos que mostrar que a venda do voto só traz desvantagens”.

Apesar do descrédito dos jovens na política, muitos compareçam no evento. Foi o caso da aluna do curso técnico de Informática, Rebeca Galdino. Pela primeira vez ela entrará em uma cabine eleitoral para votar. “Boa parte de nós iniciamos essa ação no ensino médio. Acho necessário para nossa formação”, justifica a estudante.

A EJE-PB, diretamente vinculada à Presidência do TRE-PB, tem como finalidades, a capacitação de forma eventual e contínua de magistrados, membros do Ministério Público e servidores da Justiça Eleitoral, a difusão do direito eleitoral e a realização de atividades de caráter socioeducativo.