Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2016 > 06 > Olimpíada Nacional em História do Brasil tem finalistas do IFPB

Olimpíada Nacional em História do Brasil tem finalistas do IFPB

Estudantes de Campina vão tentar conquistar o inédito ouro em São Paulo. A equipe vai contar com a experiência de veteranos

por publicado: 28/06/2016 09h51 última modificação: 07/07/2016 00h30

Eles vão ter a chance de fazer história no campus Campina Grande se conquistarem a inédita medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).   Os alunos Pedro Augusto Barbosa, Ana Karoliny Cruz e Beatriz de Almeida são os únicos finalistas do IFPB na ONBH. A disputa acontecerá em Campinas (SP) nos dia 20 e 21 de agosto.

“Dentro de um cenário que começou com mais de dez mil equipes em todo o Brasil e a Paraíba tinha 239, chegar a final já é uma conquista enorme”, diz o professor de história, Glayds Richeles Veiga. Ele afirma que essa é uma oportunidade ímpar para os alunos aprenderem a trabalhar em equipe e desenvolverem o processo de pesquisa em história.

Medalhas de prata e bronze

Para conquistar a medalha de ouro, a equipe vai contar com a experiência de Pedro Augusto, finalista na edição anterior, e a capacidade argumentativa dos outros integrantes, elementos favoráveis para buscar a medalha. O campus Campina já conquistou quatro pratas e dois bronzes, além de menções honrosas.

A  olimpíada motiva os alunos a pesquisa, desenvolve um processo de interpretação de fontes históricas, leituras de imagens e principalmente desperta os alunos para as ciências humanas. O tema deste ano, “ESCOLA, LUGAR DE HISTÓRIA”, visa fazer uma reflexão sobre o espaço onde os alunos passam boa parte de suas vidas e onde  aprendem as disciplinas, regras sociais, práticas de convivências, descobrem o amor, a desilusão e principalmente se tornam agentes históricos.

Dentro do tema desse ano, os alunos foram motivados a realizarem uma pesquisa, para a produção de uma mural (minha escola, escola minha) e traçaram um perfil dos trabalhadores do campus (masculinos, femininos) quantos são docentes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados etc. Elaboraram um mural destacando aspectos positivos e negativos do campus e foram convidados a elaborarem uma proposta de intervenção que ficou conhecida como " um sonho para a minha escola".

*Ascom campus Campina Grande