Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2016 > 04 > Estudantes de Petróleo e Gás de Campina visitam petrolífera no RN

Estudantes de Petróleo e Gás de Campina visitam petrolífera no RN

por publicado: 01/05/2016 17h58 última modificação: 28/05/2016 11h10

Vivenciar a realidade de campo e conhecer as técnicas da exploração de petróleo e gás. Foi com este objetivo, que concluintes do curso de Petróleo e Gás e professores do campus Campina Grande, estiveram na cidade de Mossoró- RN , para uma visita técnica às instalações da UTC Óleo & Gás , empresa privada do setor petrolífero.

A equipe composta por 27 estudantes conheceu a base de operações e instalações da empresa, laboratórios, estação coletora do combustível, um dos campos de exploração e uma unidade de bombeio mecânico, mas conhecido como “Cavalo Mecânico”. A empresa visitada é responsável pela exploração e produção de petróleo onshore, além da prestação de serviços na área de óleo e gás.

campoDe acordo com o coordenador do curso, Marcos Mesquita, o acompanhamento do trabalho de uma sonda de perfuração de poços de petróleo proporciona aos discentes conhecimentos e experiências relacionadas a todas as disciplinas técnicas do Curso Técnico em Petróleo e Gás. Assim, durante a visita os discentes conheceram operações rotineiras de perfuração. “Uma visita técnica deste nível contribui para motivar os discentes durante a formação profissional dos mesmos”, analisa.

O intercâmbio empresa/escola trás muito mais do que apenas conhecimento técnico. Essa é uma chance de conseguir parcerias em relação a estágio e doação de equipamentos.ferro Neste sentido, o campus por meio do coordenador de estágio, Emmanuel Paixão, que fez parte da equipe, fechou um convênio com a direção da empresa para a contratação de estagiários. Foram doados também equipamentos para fins didáticos. Uma das peças cedidas foi um tubo de aço denominado de "canhão", que é utilizado em operações de "canhoneio" durante a completação de um poço de petróleo.

*Ernani Baracho – Jornalista do IFPB