Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Campi Guarabira
Ações do documento

Campus Guarabira

Com a missão de preparar cidadãos para estimular o desenvolvimento da região, através de uma sólida formação humanística e tecnológica, para que possam atuar não só no mundo do trabalho, como também na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária, que foi implantado o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba em Guarabira.

Criado a partir do Plano de Expansão III da Educação Profissional, do Governo Federal, foi inaugurado no dia 10 de outubro de 2011, na forma de Núcleo Avançado, vindo a se tornar campus no dia 08 de outubro de 2013, com a publicação da Portaria 993 do Ministério da Educação. 

Apesar do pouco tempo de funcionamento, o campus Guarabira e toda a região do brejo paraibano já colhem os frutos de sua instalação: são centenas de alunos que estão sendo capacitados, muitos dos quais já começaram a ser inseridos no mercado de trabalho local. 

Guarabira cresce e o IFPB acompanha esse crescimento, com comprometimento, ética e profissionalismo, oferecendo uma educação pública de qualidade.

SOBRE O MUNICÍPIO

Guarabira é um município brasileiro, localizado estado da Paraíba. Seu nome, de origem tupi, significa "morada das garças", é uma das cidades mais populosas do estado. É chamada de Rainha do Brejo pelo fato de ser a principal cidade-polo de uma região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mais se torna uma importante referência política e econômica na região do Brejo. Está localizada no Piemonte da Borborema, como maior e mais importante município da região do Estado da Paraíba, em região de Depressão. É zona de transição entre o Agreste e o Brejo. Na área agrestina, o seu relevo assemelha-se ao do Sertão, com uma vegetação típica de Caatinga. Também está situado entre os Baixos Platôs Costeiros, conhecidos por Tabuleiros e no rebordo do Planalto da Borborema, onde surgem as suas principais serras: Tapado, Quati, Bonfim, Cruzeiro e Mata Limpa, todas com altitudes inferiores a 300 metros. Com essa altitude se destaca a Serra da Jurema, seu pico culminante.

 

CURSOS OFERECIDOS:

Curso Técnico Subsequente:

 Técnico Subsequente em Informática

Cursos Técnicos Integrados:

 Técnico Integrado em Contabilidade

Técnico Integrado em Edificações

Técnico Integrado em Informática

Curso Superior:

 Tecnologia em Gestão Comercial

 

Notícias - Guarabira

Notícias - Guarabira

Pronatec Guarabira certifica mais de 1100 alunos em cursos Fic

Pronatec Guarabira certifica mais de 1100 alunos em cursos Fic

Alunado de 51 turmas é de 13 municípios do Brejo

Leia mais…

Professor do campus Guarabira apresenta artigo em evento internacional

Professor do campus Guarabira apresenta artigo em evento internacional

Trabalho aborda comunicação sem fio em ambiente industrial

Leia mais…

Mais…