Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Campi Cabedelo Notícias CRPNM realiza aula prática de combate a incêndio
Ações do documento
07/11/2013 às 08h31

CRPNM realiza aula prática de combate a incêndio

— registrado em:

Participaram alunos dos Cursos de Formação e de Adaptação de Aquaviários

O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima CRPNM (Campus Cabedelo) sob a coordenação do professor Nilmário Guedes, especialista em combate a incêndio, realizou em parceria com a 1ª COMPANHIA REGIONAL DE BOMBEIRO MILITAR DE CABEDELO a aula prática de Combate a Incêndio dos alunos do Curso de Formação para Aquaviários (Pescador Profissional Especializado CFAQ III C)  e do Curso de Adaptação de Aquaviários (CAAQ CT/S) do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima - CRPNM (Campus Cabedelo) período 2013.2. 

O trabalho a bordo de embarcações exige que os profissionais tenham conhecimento em técnicas de combate a incêndio. Esse conhecimento específico é necessário para salvaguarda da vida no mar, proteção das instalações e de cargas. Todos a bordo podem ter que atuar como bombeiros. Em caso de incêndio a bordo, a melhor solução é debelá-lo o mais rápido possível, com segurança. O abandono de uma embarcação, durante um incêndio, somente deve ser feito em última instância, quando todos os recursos tiverem sido esgotados. 

As técnicas de combate a incêndio, o conhecimento da teoria do fogo, sua propagação, e medidas de prevenção de incêndio, são apresentadas e discutidas em aula, considerando casos práticos e experiências de bordo. Para uma melhor compreensão são realizadas as aulas práticas que abordam: operação das unidades extintoras; formas de atacar o fogo; uso do equipamento de proteção individual (EPI); uso do equipamento de proteção coletivo (EPC); procedimento de aproximação do fogo; operação da mangueira utilizando diferentes tipos de jatos e formas de conectar as mangueiras para a correta utilização.

A Diretora do CRPNM (Campus Cabedelo) e o Coordenador do Ensino Profissional Marítimo (EPM) agradecem o apoio do Corpo de Bombeiros, sua dedicação e profissionalismo, nas pessoas dos seguintes militares: Capitão Moisés Ferreira da Silva Filho, Sargento José Erivan Santos, Sargento Silva Júnior, Sargento Serpa Vega, Cabo Antônio Filho, Cabo Fábio Batista e Soldado Romildo Ferreira. 

Aula combate a incêndio  Aula combate a incêndio 

Ascom do IFPB com informações do CRPNM