Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2020 > 03 > Encontro Pedagógico 2020 trouxe reflexões importantes

Encontro Pedagógico 2020 trouxe reflexões importantes

Aprendizagem e competências socioemocionais foram temas centrais
por Clara Marinho publicado: 09/03/2020 11h56 última modificação: 10/03/2020 16h41

Os professores e técnicos administrados ligados ao ensino do IFPB Campus Cajazeiras participaram do Encontro Pedagógico realizado nos dias 05 e 06 de março. O momento foi de reflexões sobre estratégias metodológicas de ensino, integração entre a comunidade escolar e a sociedade, como também novos modelos de ensino.

A edição 2020 do Encontro Pedagógico teve como tema “A organização pedagógica do IFPB: direcionando o olhar para o Campus Cajazeiras”. O evento contou com ciclos de palestras e conferências e abordou temas como: habilidades socioemocionais, autonomia dos estudantes, processo de ensino e aprendizagem, curricularização da extensão e inovação do IFPB, dentre outros.

O encontro começou na manhã da quinta-feira (05), onde os profissionais puderam se confraternizar durante o café da manhã.  Logo em seguida, os servidores receberam as boas-vindas e informes da Diretora Geral Lucrécia Petrucci e do Diretor de Ensino Ricardo Job. A primeira palestra do dia abordou a Curricularização da Extensão e Inovação no IFPB com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB formada pela professora Maria Cleidenedia Morais Oliveira – Diretora de Extensão; George Glauber – Diretor de Cultura e Diogo Nogueira – Coordenador de Extensão do Campus Cajazeiras. “A extensão tem o papel de levar para a sociedade o que a instituição está fazendo e levar para a comunidade o que estamos desenvolvendo dentro dos Campi do IFPB”, disse Cleidenedia. Os palestrantes apresentaram dados sobre o que vem sendo desenvolvido dentro do Instituto e apontaram caminhos para que servidores desenvolvam projetos que atendam as políticas de extensão e cultura do IFPB.

Na parte da tarde a conferência sobre “Foco na aprendizagem: o caso da escola da ponte” ministrada pelo professor Wilson Correia de Azevedo mexeu com o ânimo de muitos professores interessados em revolucionar o processo de aprendizagem ao colocar o aluno como protagonista do processo.

Na sexta-feira (06), a professora Dra. Auricélia Lopes falou sobre a importância das competências socioemocionais no contexto escolar. “A excelência cognitiva não é determinante para a qualidade de vida pessoal e profissional de nossos alunos e professores. Precisamos entender e trabalhar o valor de habilidades como o otimismo, a resiliência, a rapidez na socialização e tantas outras qualidades imprescindíveis à qualidade de vida”.

O tema também foi tratado pela psicóloga do Campus Cajazeiras – Renalle Ruana Pessoa Ramos – no turno da tarde. A psicóloga explanou sobre a importância da saúde mental dos alunos do campi e abordou questões práticas utilizando uma ferramenta digital de interação em tempo real com a plateia.