Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 12 > Comunidade festeja aniversário do Campus Cajazeiras

Comunidade festeja aniversário do Campus Cajazeiras

São 25 anos promovendo uma educação transformadora no coração do sertão
por publicado: 06/12/2019 12h03 última modificação: 11/12/2019 08h36

Como disse Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Há 25 anos o alto sertão da Paraíba vivencia grandes mudanças na história da educação de seu povo. Com a chegada do IFPB Campus Cajazeiras – antigo Uned – os cajazeirenses e alunos de cidades e estados vizinhos tiveram suas vidas transformadas a partir da educação profissional.

As comemorações do dia 04 começaram no início da manhã com o hasteamento da bandeira e pronunciamento de boas-vindas da Diretora-Geral. O ginásio do Campus foi decorado para receber a comunidade que celebrava também a entrega do novo bloco de salas de aula. A festa começou com a apresentação musical do professor Joab Sobreira de Andrade e do quarteto de saxofone da Fundação Lica Claudino da cidade de Uiraúna.  Na sequência, os alunos do primeiro ano dos cursos técnicos encenaram a peça intitulada “25 anos de muitas vozes junto com a professora Érika Spencer”.

A comunidade assistiu ao lançamento do livro “Uma História De Tantos Nós”,  coordenado pela professora Ana Paula Cruz e os alunos do segundo ano do curso técnico integrado de Eletromecânica. Segundo Ana Paula, “o projeto coletou memórias de membros da comunidade do IFPB-Campus Cajazeiras que participaram do processo de consolidação deste campus. O objetivo é que a nossa comunidade conte sua história a partir de suas próprias narrativas, demonstrando que a história deste lugar foi e continua sendo construída por muitas mãos; por todos nós.

Os integrantes da mesa proferiram suas homenagens aos Campus e expressaram a alegria em inauguram o novo bloco de salas de aula composto por ambientes mobiliados, num investimento total de R$ 1.959.284,00. Lucréc ia comemorou a “entrega da obra que simboliza a realização de um sonho. Em tempos envoltos em dificuldades, só temos que agradecer podermos chegar até aqui. Desejo que o sentimento de pertencimento que existe em cada um de nós seja ampliado. Nós somos partícipes dessa história de vida na educação profissional do nosso país”.

As comemorações se estenderam pelo turno da tarde com a entrega das medalhas das olimpíadas de Geografia e Português e a certificação dos alunos do primeiro ano dos cursos integrados que produziram curtas – uma iniciativa dos professores e professoras das disciplinas de Português e Informática básica Eva Campos, Jacinta Ferreira, Gustavo Soares e Diogo Dantas.

À noite a programação teve atividade para todos os gostos: corrida de rua e exaltação da cultura popular. A festa terminou com música de qualidade, cultura, diversão e causos sertanejos contados no Sarau Sertão Poético promovido pelo Laboratório de Humanidades do Campus.

*Por Clara Marinho

Fotos: Eva Campos