Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 10 > Abertura da IV Semana de Engenharia teve palestra com profissionais e alunos egressos

Dicas sobre como enfrentar o mercado de trabalho foram o tema central
por publicado: 24/10/2019 11h37 última modificação: 29/10/2019 16h16

Como posso ser bem sucedido quando estiver no mercado de trabalho? Esse é um questionamento corriqueiro entre estudantes universitários de todo mundo. A palestra de abertura da semana foi pensada para ensinar o caminho das pedras aos futuros engenheiros civis.

O evento foi oficialmente aberto na noite desta quarta-feira (23) no auditório do IFPB Campus Cajazeiras com a palestra “Os cinco pilares fundamentais para vencer na engenharia” ministrada por Hyago Timóteo. Na ocasião, o engenheiro fez um passo a passo sobre os desafios e os diferenciais de um profissional de sucesso.

Para os alunos do Campus Cajazeiras Hyago elencou três conselhos. “Acredito que o aluno precisa ter em mente a área de atuação que ele pretende seguir e, a partir disso, aproveitar ao máximo o curso. Se quiser a carreira acadêmica, corra atrás de monitorias e projetos. Mas, se o desejo for trabalhar em obras, sugiro os estágios. O segundo conselho é se dedicar bastante às disciplinas, principalmente as correlatas à área de atuação delimitada. E por último, nunca desistir de suas metas”, disse.

Alunos egressos do curso de engenharia civil também subiram ao púlpito para dividir suas experiências enquanto recém-formados. Luanda Maria falou sobre os desafios que os novos engenheiros podem enfrentar e a importância do networking para o mercado de trabalho. “Ter e fazer contatos é realmente um diferencial para quem está começando. Não posso dizer que essa fase de transição, da universidade para o mercado de trabalho, é fácil. Mas contar com o apoio de amigos, colegas e ex-professores é muito importante”, disse.

Para Francisco Welison de Queiroz , o aluno e futuro profissional precisa ter comprometimento com tudo o que faz. “A assiduidade e o empenho dentro da empresa são fatores determinantes para seu sucesso". Ele fala com propriedade, já que foi efetivado na empresa onde estagiou quando cursava engenharia civil no IFPB Campus Cajazeiras.

*Por Clara Marinho - Jornalista do Campus