Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 09 > Kíssia Carvalho faz análise sobre a VI edição do ECMAT

Kíssia Carvalho faz análise sobre a VI edição do ECMAT

Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática aponta os avanços do encontro
por publicado: 04/09/2019 14h14 última modificação: 06/09/2019 09h49

O Encontro Cajazeirense de Matemática é um dos principais eventos realizados no IFPB Campus Cajazeiras. Iniciado em 2014, o ECMAT tornou-se referência nacional e revelou para o país o potencial dos alunos e professores do alto sertão paraibano. A sexta edição realizada na última semana do mês de agosto reuniu pessoas de diversas regiões do país. Com orgulho e gratidão aos envolvidos na organização do ECMAT, a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática Kíssia Carvalho fez um apanhado sobre o encontro.

Dentre as novidades do VI ECMAT, ela apresenta como as principais mudanças a "extensão de sua duração, tendo atividades na sexta à noite e sábado pela manhã. Outra é que além dos eixos básicos que são matemática pura, aplicada e educação matemática tivemos o eixo da interdisciplinaridade, com isto tivemos no evento palestras, artigos e minicursos que contemplavam todos esses eixos o que fez do ECMAT um evento para todo o tipo de pessoas que de alguma forma trabalham com matemática, demonstrado na qualidade e diversidade dos artigos apresentados".

Outra mudança apontada foi a abertura para que o público em geral pudesse ministrar os minicursos, permissão dada anteriormente apenas a professores e alunos do IF. "Tudo isso culminou na vinda de pessoas de diversas regiões: Maceió, João Pessoa, Patos, Campina Grande, Pernambuco, Guarabira, São Paulo etc.  Acho que agora, após seis anos, estamos maduros para receber convidados de todos os lugares do país e quem sabe do exterior", destacou Kíssia.

A coordenadora destaca ainda o reconhecimento vindo dos palestrantes e ministrantes externos que ressaltaram o nível do evento. "O que ouvi foi que não deixamos nada a dever aos eventos nacionais; que tudo estava muito bem organizado, que nossos alunos e professores eram extremamente engajados e dedicados". Em geral "os visitantes ficavam surpresos com o ambiente agradável do IFPB-CZ e comentavam de um trabalho tão bom dentro do sertão Paraibano".

Nas palavras do professor Daniel Cordeiro: “Foi incrível ver reunidos, à noite, em uma palestra, mais de 150 pessoas para ouvir falar de matemática. Poucos lugares que fui consegui presenciar essa façanha.”

Kíssia agradeceu àqueles responsáveis pelo brilho da edição, principalmente:

• À equipe de monitores (alunos do curso de licenciatura de matemática e de outros cursos) que se desdobraram para deixar o ECMAT bonito (no sentido de beleza mesmo) desde a combinação das toalhas de mesa, até a cortesia com os palestrantes e visitantes.
  • À grande contribuição da Residência Pedagógica e PIBID com suas exposições materiais e competições de jogos premiações sob a coordenação do Professor Geraldo Herbetet.
  • O trabalho incansável dos professores que formaram a comissão organizadora do ECMAT, em especial o professor Thiago, cuja dedicação e paciência nos surpreendia sempre.
  • O apoio da direção geral, financeira e de ensino ao evento. Temos muito que agradecer a todos.
  • À equipe de técnicos e terceirizados, especialmente Gilberto, Eliaquim e as meninas da cozinha.

Por fim ela frisou o "encerramento do ECMAT que é o momento de premiação da OCZM (Olímpiada Cajazeirense de Matemática), com a brilhante palestra do sete vezes medalhista olímpico João Lucas, que além de falar de matemática, tocou em temas tão sensíveis, mas de forma bem humorada e ao mesmo tempo séria, como a presença feminina na ciência, o respeito às mulheres e a depressão. É fantástico ver como um evento que algumas pessoas pensam ser apenas de matemática pode dar uma contribuição social formando cidadãos conscientes. Vejo o ECMAT e a OCZM como agentes que usam a matemática como ferramenta de transformação, como já descreve o tema escolhido para esse ano: A matemática como ferramenta de transformação e construção do conhecimento."