Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 08 > Professora e alunos do IFPB promovem I Desafio Intermodal Cajazeiras

Professora e alunos do IFPB promovem I Desafio Intermodal Cajazeiras

Desafio construirá base de dados sobre o transporte da cidade
por publicado: 20/08/2019 11h21 última modificação: 23/08/2019 11h23

A professora do curso de Engenharia Civil do IFPB Campus Cajazeiras, Caroline Muñoz Cevada Jeronymo está desenvolvendo, junto com seus alunos, uma atividade de ensino e pesquisa relacionada à área de transportes que é referência internacional. O I Desafio Intermodal Cajazeiras acontecerá no dia 04 de setembro e beneficiará a cidade com uma base de dados sobre o sistema de transporte local.

No Brasil, grandes cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outras, realizam anualmente o Desafio Intermodal que pretende gerar uma base de dados para ser utilizada no planejamento urbano, a fim de melhorar a qualidade do transporte e a qualidade de vida da população em geral.

Por ministrar as disciplinas de Sistemas de Transporte e Transporte Público Urbano no curso de Engenharia Civil, a professora Caroline disse que reuniu a colaboração de muitos alunos na realização do evento. “Eles participarão de todo o processo, desde o planejamento até a conclusão e apresentação de resultados para a comunidade local”, disse.

Para avaliar qual o meio de transporte mais eficiente numa cidade, o Desafio Intermodal utiliza diversas formas de deslocamento. A partir dos modais utilizados avalia-se o tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo gerado, o consumo de energia e a emissão de gases.

De acordo com Caroline, no evento de Cajazeiras serão utilizados cinco modais, como: automóvel, motocicleta, bicicleta, ônibus, uma pessoa andando, outra correndo. O percurso será entre dois PGVs (pólo gerador de viagem) da cidade: tendo o IFPB como um dos pontos.