Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 08 > Bibliotecários do IFPB participam de capacitação no Campus Cajazeiras

Noticia

Bibliotecários do IFPB participam de capacitação no Campus Cajazeiras

Capacitação abordou atividades práticas e teóricas
por publicado: 07/08/2019 14h06 última modificação: 07/08/2019 15h04

Durante dois dias os bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba participaram de uma capacitação no Campus Cajazeiras ministrada pela bibliotecária da UFPB Júccia Nathielle do Nascimento Oliveira. O evento realizado nos dias 01 e 02 de agosto teve como objetivo capacitar os servidores em conservação e restauração de livros e documentos.

A proposta surgiu do interesse de várias unidades em prolongar a vida útil desses materiais. De acordo com a palestrante Júccia Nathielle “todo esse processo de capacitação de bibliotecários traz um ganho real para os campi, pois a partir do momento que os bibliotecários conhecem a forma correta de preservar os materiais evita-se o desperdício através da restauração e de pequenos reparos”.

A capacitação abordou a teoria e atividades práticas que envolvem o universo do papel como: a sua história, fatores de degradação, Acidez e pH dos papéis e pigmentos da escrita. Também foram apresentados os principais papéis, materiais e utensílios empregados na restauração de documentos.

De acordo com a palestrante, Júccia, “ficou evidente que os profissionais enfrentam, basicamente, os mesmos problemas em seus respectivos campi e que, após a capacitação os bibliotecários poderão reverter os danos causados assim como evitar o mau uso de livros e documentos”, disse.

*Por Clara Marinho - Jornalista do IFPB Cajazeiras

registrado em: