Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 07 > Django Girls Cajazeiras: um workshop que ensina mulheres a programar

Django Girls Cajazeiras: um workshop que ensina mulheres a programar

Porque lugar de mulher é onde ela quiser
por Clara Marinho publicado: 26/07/2019 10h39 última modificação: 31/07/2019 15h31

Computadores, Smartphones e tablets são praticamente a extensão do corpo humano, agimos, criamos, nos entretemos a partir de dispositivos eletrônicos. Tudo isso graças à programação que nos permite ler essa notícia. A internet das coisas está aí para mostrar esse crescente avanço tecnológico e de como um programa de computador é facilita nossas vidas.

Programar nada mais é do que fazer o computador trabalhar para você, como: o processo de escrita, testes e manutenção de programas de computador. Tudo isso é possível porque uma mulher, a matemática Ada Lovelace, começou esse negócio de programar em 1842. Mas, esse reconhecimento só veio anos após sua morte.

O mercado de trabalho, assim como o meio acadêmico, das áreas de ciência e tecnologia é um espaço sexista que muitas vezes oprime as mulheres. O jornal NY Times publicou um estudo da Universidade de Yale que revelou como universidades e empresas favorecem os estudantes homens em detrimento das suas colegas mulheres em processos seletivos.

Entretanto, lugar de mulher é onde ela quiser. Por isso, Fernanda Vieira, aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB Campus Cajazeiras, 21 anos, promove o DJANGO GIRLS Cajazeiras. Um workshop totalmente gratuito que tem como objetivo empoderar mulheres ensinando-as a programar. O evento acontecerá no dia 14 de agosto, no Campus Cajazeiras e para participar, “você não precisa conhecer nenhuma informação técnica. Basta estar muito motivada para aprender e compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco”, lembra Fernanda. Além de Fernanda, outros 11 mentores vão compartilhar conhecimento no Django Girls, incluindo o professor Gustavo Soares.

O que as mulheres vão aprender no workshop?

Fernanda: A criar desde blog, sites mais simples, mais complexos como sites de lojas que precisam de visual que suporte telas, por exemplo.

De onde partiu essa ideia?

Fernanda: Este workshop é parte de uma iniciativa maior: Django Girls é uma organização internacional sem fins lucrativos e os eventos são organizados por voluntários em diferentes lugares do mundo.

Qual a importância desse evento para o universo feminino?

Fernanda: Criar um espaço empático no qual as mulheres se sintam livres de preconceitos ou julgamentos e que tomem consciência de sua capacidade para trabalhar com tecnologia porque nós podemos trabalhar em qualquer área. Principalmente porque mulheres são responsáveis por grandes invenções e descobertas na área, como: Ada Lovelace, Hedy Lamarr que inventou o wifi e o gps, Katie Bouman responsável pela primeira imagem de um buraco negro.

O Django Girls Cajazeiras é um espaço para que mulheres apoiem mulheres. E compartilhar conhecimento é uma demonstração de sororidade.

As inscrições estão abertas, são gratuitas, abertas ao público em geral e são feitas pelo link: https://djangogirls.org/cajazeiras/

*Por Clara Marinho - Ascom IFPB Cajazeiras