Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 06 > Ações diversas marcaram a Semana do Meio Ambiente

Ações diversas marcaram a Semana do Meio Ambiente

Reutilização de Resíduos Sólidos e ações de conscientização foram proeminentes
por publicado: 12/06/2019 12h15 última modificação: 18/06/2019 11h22

A semana do Meio do Ambiente do IFPB Campus Cajazeiras levantou o debate sobre a reutilização de resíduos sólidos e seu impacto no meio ambiente. Com uma programação diversa, o evento reuniu professores, alunos e técnicos administrativos na execução de: mesas-redondas, debates, palestras, teatro, gincanas e oficinas.

Toda a programação realizada entre os dias 05 e 08 de junho foi trabalhada em cima do tema Re(use) os 7R’s para um Mundo Mais Verde que se baseia em pilares imprescindíveis ao meio ambiente, como: repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar.

De acordo com a professora Sarahbelle Leitte Cartaxo “a produção foi maravilhosa e todos da comissão organizadora contribuíram com suas ideias. O tema escolhido é resultado de um trabalho que já vem sendo realizado pelo núcleo de resíduos sólidos do campus”. Sarahbelle fez uma avaliação bastante positiva das atividades, mas disse que esperava mobilizar mais a comunidade do Campus. “Meio Ambiente é um tema interdisciplinar e fundamental para a construção de sociedade sustentável. Senti falta de uma maior participação e engajamento dos demais professores e alunos que não estavam diretamente ligados à semana”, disse.

O evento foi finalizado no sábado pela manhã e contou também com a participação da comunidade externa que participou das seis oficinas ofertadas: Reaproveitando para a Matemática; Formação Básica de Ciclistas Urbanos; Compostagem doméstica: você também consegue; Sociedade e Tecnologia da Informação a serviço do Meio Ambiente; Pedras no caminho: uma Cena Teatral e Arte com papel.

Artesanato sustentável: cultura, a sociedade e ecossistema

Alunos do curso de Meio Ambiente expuseram sua arte na noite da sexta-feira. O espaço foi decorado com os artefatos produzidos por alunos das turmas do primeiro e terceiro ano. A exposição foi promovida para dar visibilidade às peças criadas através da reutilização de resíduos sólidos como: garrafas pet, garrafão de água vencido, garrafas de cerveja, papel de jornal.

De acordo com a aluna Luzia Matias, a exposição envolveu a turma inteira. “Foi um momento de aprendizado para todos, aproveitávamos os intervalos das aulas para desenvolver as peças. Fizemos oficina de palitos de churrasco e outra de utilização da água ”, disse. A aluna Geisiane Gomes disse que aproveitava o trajeto do ônibus para fazer os canudos de papel.