Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 05 > Primeira fase da Olimpíada de Matemática acontece nesta sexta (17)

Primeira fase da Olimpíada de Matemática acontece nesta sexta (17)

Prova terá 15 questões e será realizada no turno da tarde
por publicado: 16/05/2019 11h41 última modificação: 17/05/2019 10h48
Alunos fazem prova na edição 2018 da OCZM

Há uma semana da OBMEP (Olimpíada Brasileira De Matemática Das Escolas Públicas) o IFPB Campus Cajazeiras realiza pela quarta vez sua Olimpíada de Matemática (OCZM) voltada para alunos de escolas públicas e privadas dos 8º e 9º ano e do Ensino Médio.

De acordo com o professor Ramon Formiga, coordenador da Olimpíada Cajazeirense de Matemática, cerca de 470 alunos vão participar do evento que realiza sua primeira fase nesta sexta-feira, 17, no IFPB Campus Cajazeiras. A prova que contém 15 questões de múltipla escolha será realizada das 14h às 16h30 e os participantes só podem utilizar caneta esferográfica azul ou preta. Para conferir os locais de prova clique AQUI.

Segundo Ramon, “instigar a curiosidade dos participantes sobre a matemática e ensiná-los a enxergar a matéria com outros olhos, como algo realmente interessante e divertido” é um dos objetivos da Olimpíada, além de atrair novos alunos para o curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo campus.

Duas provas serão aplicadas amanhã, 17, sendo uma para o nível I (alunos do 8º e 9º ano) e nível II (alunos do Ensino Médio). O coordenador da OCZM diz que o gabarito será divulgado logo após a aplicação das provas junto com a resolução das questões.

O resultado preliminar será divulgado dia 31 deste mês e logo em seguida será aberto prazo para interposição de recurso.  Os trinta primeiros colocados da primeira fase estarão aptos a participar da segunda fase que ocorrerá em agosto no dia 09.

Segunda fase

Na segunda fase, além de questões de múltipla escolha, os candidatos serão desafiados também com três questões discursivas. Os 10 alunos com as melhores notas são os medalhistas da Olimpíada Cajazeirense e serão premiados com medalhas e livros como também um curso intensivo de Matemática Olímpica ministrado por professores da Licenciatura em Matemática do IFPB.

A premiação será entregue durante a ECMAT (Encontro Cajazeirense de Matemática) que acontecerá de 28 a 31 de agosto.