Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 05 > Campus Cajazeiras sediou III Encontro de Bibliotecários do IFPB

Campus Cajazeiras sediou III Encontro de Bibliotecários do IFPB

Servidores discutiram a importância da extensão cultural nas bibliotecas
por publicado: 23/05/2019 10h35 última modificação: 23/05/2019 17h49

Na terceira edição do encontro dos bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba o tema apresentado pela comissão organizadora trouxe ideias inovadoras e entusiasmo para os bibliotecários dos campi do Instituto Federal da Paraíba. O encontro aconteceu no Campus Cajazeiras nos dias 16 e 17 de maio e o tema Biblioteca e extensão cultural: a biblioteca em ação foi proposto pelo bibliotecário Daniel Andrade, servidor do Campus Cajazeiras.

Dentre participantes e palestrantes convidados a aprovação da escolha do tema foi unânime. Sair de temas mecanicistas e tomar conhecimento de atividades culturais diversas desenvolvidas em várias instituições do nordeste foi motivo de muita inspiração para os participantes.

Thiago Cabral diretor do departamento de Biblioteconomia do Instituto Federal da Paraíba disse que o “evento foi surpreendente. Passadas as duas primeiras edições onde necessitávamos tratar de pautas técnicas, ver o trabalho desenvolvido por esses colegas nos motiva a aplicar o processo de extensão versus cultura nas nossas bibliotecas como um todo”, disse.

Daniel Andrade compartilhou com os colegas as experiências vividas com os projetos de extensão que coordena no IFPB. O coordenador da biblioteca do Campus Cajazeiras desenvolve projetos nas áreas: de poesia, coco de roda, produção de livros artesanais.  Daniel diz que “a ação cultural faz parte da área humanizadora da biblioteconomia e o momento foi de inspirar outros profissionais e mostrar que é possível o desenvolvimento de atividades culturais”.

A palestrante convidada Ialy Cintra Ferreira, coordenadora da biblioteca pública de Camaragibe compartilhou a programação cultural que desenvolve na cidade pernambucana, como minicursos, rodas de palestras, semana de férias. “A ação cultural é uma ferramenta de integração entre sociedade e biblioteca. Quando a sociedade muda a biblioteca também precisa mudar para que não fique subutilizada”, disse.