Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 02 > Professor desenvolve projeto de geração solar para o Campus Cajazeiras

Professor desenvolve projeto de geração solar para o Campus Cajazeiras

O projeto de sistema fotovoltaico atende 100% do consumo de energia elétrica
por publicado: 01/03/2019 11h22 última modificação: 20/03/2019 10h11

O Professor José Tavares (Coordenador do curso superior de Engenharia Civil) apresentou nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, aos diretores do IFPB Campus Cajazeiras seu projeto de Geração Solar desenvolvido juntamente com os alunos do curso de Automação Industrial José Leles, Júlio Cesar, Willian Germano, Herlen e kennedye e auxílio do técnico de Laboratório Alberto Granjeiro.

O projeto é resultado de uma análise técnica feita em todas as instalações do Campus referente ao consumo de energia elétrica, partindo da premissa de reduzi-lo, investir na produção de energia solar e otimizar o consumo de energia sustentável, aplicando o conhecimento técnico de professores e alunos da Instituição.

De acordo com Tavares, “com base nesse estudo estima-se que diante da economia que será gerada, o investimento aplicado na implementação do projeto será revertido em menos de cinco anos. Com um funcionamento durante 25 anos, tempo em que esse sistema de geração torna-se mediano em seu rendimento, o investimento proporcionará um retorno ao Campus de 485% do investimento gerado”, acrescentou. O gasto com o consumo de energia elétrica do Campus gira em torno de R$ 50 mil ao mês

O diretor de Administração, Planejamento e Finanças do IFPB Campus Cajazeiras, Hugo Eduardo, disse que a produção de energia sustentável, ou seja, produzir energia de acordo com consumo da instituição é uma meta do Campus. “O projeto está orçado em pouco mais de dois milhões de reais e é de nosso interesse direto, pois somos uma instituição tecnológica e precisamos buscar esses mecanismos. Não podemos garantir a implantação imediata, mas iremos em busca de verba, mesmo que tenhamos que implementá-lo por partes. De início a prioridade será instalar os painéis nos blocos de sala de aula, visto que o estudo já apontou que há viabilidade em qualquer local do Campus”.