Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 02 > Prevenção de gravidez na adolescência foi tema de palestra

Noticia

Prevenção de gravidez na adolescência foi tema de palestra

Alunos dos cursos técnicos participaram da ação promovida pelo NASMO
por publicado: 07/02/2019 11h16 última modificação: 07/02/2019 11h16

O NASMO (Núcleo de Apoio às atividades Médico e Odontológicas) do IFPB Campus Cajazeiras, sob a coordenação de Kleber Afonso de Carvalho, promoveu nesta quarta-feira, 06, uma palestra para os alunos dos cursos técnicos sobre Prevenção de gravidez na adolescência.

A palestra foi ministrada pela Enfermeira Valdemônica Paulo Medeiros e faz parte do calendário de atividades da semana de Prevenção da gravidez na adolescência instituída pela Comissão de Educação e Cultura do Governo Federal, no dia 04 de janeiro.

A palestra teve como proposta disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, através de palestras e distribuição de panfletos informativos.

A enfermeira Valdemônica conversou com os jovens e apresentou dados estatísticos do número alarmante de adolescentes que engravidam no país – cerca de 700 mil a cada ano (um dos maiores índices do mundo) – meninas com idade entre 14 e 19 anos. Valdemônica mostrou de forma científica como a gravidez nessa faixa etária traz riscos à saúde, impacta a vida dos adolescentes, e na grande maioria das vezes, compromete a vida escolar e o futuro profissional desses jovens.

Entre a série de riscos à saúde da adolescente e do bebê, estão: elevação da pressão arterial e crises convulsivas (eclampsia e pré-eclâmpsia); prematuridade e o baixo peso ao nascer do bebê; índice de mortalidade altíssimo; entre outros.

 

registrado em: