Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 01 > Curso de Engenharia de Controle e Automação oferta 40 vagas pelo Sisu 2019.1

Curso de Engenharia de Controle e Automação oferta 40 vagas pelo Sisu 2019.1

Com laboratórios avançados, Campus Cajazeiras é pioneiro na oferta do curso na Paraíba.
por publicado: 17/01/2019 14h13 última modificação: 22/01/2019 11h56

O ano de 2019 inicia com boas notícias para os estudantes paraibanos interessados em seguir uma das carreiras mais promissoras da área de tecnologia da atualidade. O Instituto Federal da Paraíba – Campus Cajazeiras – inova e oferta pela primeira vez no Estado o curso de Engenharia de Controle e Automação.

O curso que é a nova aposta do Campus Cajazeiras oferta 40 vagas para o primeiro semestre de 2019 e os interessados já podem se inscrever a partir do dia 22 pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Enem. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do SiSU. O Campus oferta ainda 120 vagas distribuídas entre os cursos de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil e Matemática.

O professor e coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Raphaell Maciel, diz que “a implantação do curso é uma consequência do que vem sendo trabalhado no Campus em termos de tecnologia”. Raphaell Maciel é um dos responsáveis pelo Grupo de Robótica do Campus e explica que o profissional de Engenharia de Controle e Automação possui uma ampla formação em tecnologia com conhecimentos em diversas áreas como: mecânica, elétrica, computação, robótica, inteligência artificial, internet das coisas e outras áreas”.

Os profissionais da área em geral são rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho, principalmente nas áreas de petróleo e gás, manufatura, mineração e metalurgia e, a procura de Engenheiros de Controle e Automação cresce vertiginosamente nas áreas de indústria portuária, robótica e domótica (pesquisa e desenvolvimento de automação de rotinas e tarefas domésticas).

O que faz o graduado em Engenharia de Controle e Automação?

O graduado em Engenharia de Controle e Automação projeta, gerencia e opera equipamentos usados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, fazer a manutenção desses equipamentos. Ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já empregam em sua linha de produção processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas já instalados.

Áreas de atuação:

Infraestrutura: desenvolver sistemas de drenagem e irrigação, conversão e conservação de energia. Fazer instalações elétricas de baixa tensão e diagnóstico energético.

Controle e automação: atuar no sensoriamento, controle e automação de sistemas. Monitorar equipamentos, componentes, dispositivos mecânicos, elétricos, eletrônicos, magnéticos e ópticos.

Gestão: fazer o controle estatístico e metrológico de produtos e processos e atuar na sua certificação. Coordenar pesquisas operacionais e de otimização de sistemas agropecuários.

Tecnologia: criar materiais e métodos de aproveitamento de produtos biológicos, que envolvem acondicionamento, armazenamento, pós-colheita e preservação de produtos.

Fontes: Guia do Estudante/Abril
Créditos da foto: Google e Diário do Sertão