Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 01 > Alunos do Campus Cajazeiras tiraram nota acima da média na redação do Enem

Alunos do Campus Cajazeiras tiraram nota acima da média na redação do Enem

"Resultado é fruto do desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos", disse Diretora Geral.
por publicado: 25/01/2019 09h31 última modificação: 29/01/2019 09h08

A professora de Língua Portuguesa Sayonara Abrantes é a responsável pela disciplina de Redação em todas as turmas do terceiro ano do IFPB Cajazeiras. Feliz pelo resultado no Enem 2018 a professora explicou como preparou seus alunos para enfrentarem a tão temida redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Sayonara destacou o crescimento significativo das altas notas na Redação e ressaltou como os alunos do Campus Cajazeiras do IFPB tiveram desempenho superior aos alunos das escolas particulares do município e região.

O processo de aprendizagem foi trabalhado ao longo do ano através do projeto de desenvolvimento da escrita e leitura com base na metodologia fundamentada em processos de retextualização e metodologias ativas de aprendizagem. De acordo com a professora, “o projeto é desenvolvido ao longo do ano inserido no projeto didático da disciplina de Língua Portuguesa e tem como proposta: orientar o aluno a produzir o texto, a compreender elementos linguísticos como escrita e reescrita até que o aluno tome consciência do nível de sua escrita e possa avaliar a si mesmo”, disse.

Ana Catarina, concluiu este ano o curso técnico de Eletromecânica e pretende usar sua nota no Enem para cursar Arquitetura e Urbanismo. Ela fez 940 pontos na prova de redação e reconheceu a importância do aprendizado no IFPB. “O curso de redação de Sayonara e as aulas extras de Matemática que o professor Ramon deu foram minha salvação, onde tivesse uma aula que me ajudasse a estudar para o ENEM eu estava lá. Sou muito grata a tudo que o IF me proporcionou em aprendizado e em amizades”, disse.

Igor Giordan foi aluno do curso técnico de Informática e fez 920 pontos na redação, ele vai usar a nota do Enem para tentar cursar Medicina. Ele atrelou seu desempenho ao ensino de qualidade ofertado pelo IFPB, à sua disciplina de estudar em casa todos os dias e aos “ensinamentos da professora Sayonara, a ajuda do professor Ramon que oferecia um cursinho de matemática à tarde, além de todo o conteúdo aprendido ao longo do ensino médio com os demais professores. Acredito que essa é uma receita certa de êxito”, pontuou.

Ériklis Douglas concluiu o curso técnico de Edificações e também fez 920 pontos na redação. Ele disse que “a escolha do curso ainda tá em formação, seguindo a área pensei escolher Arquitetura e Urbanismo, porém, também sempre tive vontade de cursar Odontologia”. Para Ériklis, “o IFPB me ajudou em muitos aspectos, principalmente com as aulas da professora Sayonara, que ajudou a turma, nos mostrando como fazer uma boa redação e corrigindo as nossas redações, mostrando os pontos positivos e negativos”, acrescentou.

A diretora geral do Campus Lucrécia Petrucci disse que “o desempenho dos alunos foi maravilhoso e é fruto do trabalho realizado pelos nossos professores e do desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos. A nossa missão é fortalecida mediante resultados tão relevantes, que impactam diretamente na vida desses jovens promissores, que vivenciam o poder transformador da educação ofertada por nossa Instituição”. Para o Diretor de Ensino, Raphael Melo, as notas do Enem “são fruto do trabalho coletivo dos professores da Área de Formação Geral e Projetos Especiais, bem como reflexo do projeto da Professora Sayonara Abrantes a frente das oficinas de redação. Este resultado é ainda um indicador direto da qualidade da formação crítico-reflexiva dos nossos alunos e sua formação cidadã”.

Sobre o SiSU

O MEC decidiu prorrogar até este domingo (27) as inscrições para o SiSU por causa da dificuldade de acesso que muitos candidatos vinham enfrentando. As inscrições, de forma gratuita, são feitas no endereço http://sisu.mec.gov.br/.  O candidato poderá se inscrever no processo seletivo usando as notas do Enem em até 2 (duas) opções de vaga. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro (segunda-feira). As matrículas ocorrem de 30 de janeiro a 04 de fevereiro de 2019. Clique aqui e confira o edital do processo seletivo. O Cajazeiras oferta 30 vagas para análise e desenvolvimento de sistemas e 40 vagas para engenharia civil, 40 vagas para engenharia de controle e automação, 40 vagas para matemática.

Clara Marinho - IFPB Campus Cajazeiras (*Com informações da DGCom)