Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 12 > I Festival de Xadrez teve de competição à construção de peças

I Festival de Xadrez teve de competição à construção de peças

O xadrez é uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem na educação moderna
por publicado: 19/12/2018 07h26 última modificação: 21/12/2018 12h31

Os alunos do Campus Cajazeiras participaram pela primeira vez do Festival Interescolar de Xadrez promovido pelo professor de história José Marcelo, que aconteceu nesta segunda-feira, 17. O evento ocupou diversos espaços do Campus, com atividades que envolveram: tabuleiro gigante, apresentação de curtas, construção de xadrez com tampas de garrafas pet e, claro, campeonato em duas modalidades (para os estudantes do ensino médio e superior).

O xadrez é um jogo que envolve atividades lúdicas e de raciocínio lógico e traz inúmeros benefícios aos praticantes, como: desenvolvimento do autocontrole psicológico; habilidades de observação, reflexão, análise e síntese; melhora o desempenho nos estudos e, em particular, em Matemática e ajuda na tomada de decisões. Para José Marcelo, “o xadrez é uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem na educação moderna que traz consigo uma série de benefícios educacionais e sociais, além daqueles ligados ao campo da saúde física e mental”, disse.

O I Festival Interescolar de Xadrez conseguiu com que os alunos participassem ativamente das atividades, despertando a curiosidade naqueles que não conheciam o jogo e a competitividade nos que estão familiarizados com as complexas regras do Xadrez.

O organizador do evento, professor José Marcelo, define a proposta do festival como um meio de “fortalecer os processos pedagógicos, em harmonia com os parceiros sociais (gestores, professores e alunos), por meio de atividades lúdicas que estimulem o raciocínio lógico e a criatividade, com grande potencial de transformação comportamental e social. O I Festival Interescolar de Xadrez de Cajazeiras compõe a tentativa de introduzir a prática e a cultura do xadrez no universo escolar da cidade”.