Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 11 > Ciência, Tecnologia, Inclusão e Mostra de Trabalhos foram temas de evento

Ciência, Tecnologia, Inclusão e Mostra de Trabalhos foram temas de evento

Múltiplas atividades marcaram semana promovida no Campus Cajazeiras.
por publicado: 26/11/2018 10h12 última modificação: 27/11/2018 10h57

Os alunos do Campus Cajazeiras fizeram uma imersão no universo da ciência e da inclusão social. A nona edição da Semana de Ciência e Tecnologia aconteceu em paralelo com a Semana de Inclusão e a Mostra de Trabalhos Científicos, realizada entre os dias 20 e 22 de novembro.

Com diversas atividades sendo realizadas simultaneamente, havia a possibilidade de o público poder escolher os eventos em que gostaria de participar. Os trabalhos de pesquisa, extensão e TCC’s inscritos na Mostra de Trabalho estavam expostos no pátio do Campus junto com as exposições de Robótica.

Salas de aula e laboratórios foram ocupadas para a realização de oficinas e minicursos que aconteceram nos turnos da manhã e tarde. As palestras foram realizadas no Auditório João Batista de Oliveira Silva.  E temas como: inclusão e carros autônomos foram discutidos pelos palestrantes.

A coordenação de Pesquisa e Pós Graduação do Campus, considerou a SECT “como sendo um dos momentos mais valiosos do ano, um sucesso educativo”, disse Valdecir Moreno. A Professora Ana Paula descreveu a SECT como um “evento de sucesso e relevância, que incluiu múltiplas atividades e com a contribuição dos alunos; bem como com o apoio da direção geral, de administração e de ensino”. O Professor Abinadabe Andrade viu como positiva a “união dos três eventos, entendemos que foi um sucesso visto que nenhum evento sobrepôs o outro nem perdeu sua identidade”.

Diego Nogueira, coordenador de Extensão do Campus, ressaltou a importância da semana para a comunidade. “Eventos deste tipo contribuem decisivamente para a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de ser um importante meio para a tomada de conhecimento acerca dos trabalhos desenvolvidos por nossa comunidade em diversas áreas”.

Emanuel Oliveira – coordenador do NAPNE – explicou como a temática inclusão e diversidade é determinante para a formação pessoal dos jovens. “Promovermos ações que tratem de assuntos do cotidiano do jovem é crucial, desde sexualidade, comportamento, deficiências, acessibilidade e outros. Antes de falarmos de inclusão, precisamos falar sobre o excluído, sobre a aceitação do outro”, disse.

Essa pauta foi trabalhada na palestra “Formação para inclusão” ministrada pela professora Doutora Nosângela Maria Rolim Dantas e pelo Professor Geraldo Venceslau de Lima Júnior; e na oficina Musicalidade em Libras e Áudio Descrição SEMINC ministradas pelas professoras Josineide Castro Lima e Barbara Bastos Lustosa.