Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 10 > Nicácio se reuniu com a imprensa de Cajazeiras nesta sexta (26)

Nicácio se reuniu com a imprensa de Cajazeiras nesta sexta (26)

Em coletiva, o Reitor falou sobre a doação do terreno que o Campus recebeu dos empresários locais.
por publicado: 26/10/2018 13h03 última modificação: 31/10/2018 09h55

Os principais veículos de comunicação da cidade de Cajazeiras-PB enviaram seus correspondentes para participar da coletiva de imprensa convocada pelo Reitor Nicácio Lopes, nesta sexta-feira, 26, no Auditório do Campus Cajazeiras. A coletiva teve como razão central o compromisso máximo do Instituto Federal da Paraíba com a informação pública transparente e com a elucidação dos fatos sobre a doação do terreno que o Campus Cajazeiras recebeu dos empresários locais.

Na ocasião o Reitor, junto com a Diretora Geral Lucrécia Petrucci, com o Diretor de Ensino Raphael Henrique Falcão de Melo e com o Diretor de Administração Hugo Eduardo Assis dos Santos, ouviu os questionamentos dos Jornalistas: Kléber Gomes da Rádio Mais FM e do Portal Alto Sertão; de José Dias Neto da TV Diário do Sertão; Jota Soares do Grupo Arapuã e Elias Júnior da Rádio Difusora da Cidade.

Nicácio explicou a situação atual que o IFPB enfrenta em virtude da crise que se instalou no país desde a última eleição presidencial e explicou porquê não é possível fazer investimentos no terreno doado ao Campus Cajazeiras até o final deste ano. “Vivemos uma crise econômica, estrutural e conjuntural no país, onde todas as instituições públicas atravessam período de cortes e retração de gastos. Quando me reuni com os empresários Alexandre Costa e Geraldo Alcindo em junho expliquei as impossibilidades econômicas, pedi um prazo médio de no mínimo um ano para que pudéssemos destinar a verba de R$ 300 mil necessária para a demarcação do terreno e neste momento eles foram bastante compreensivos com nossa situação”, disse.

O Reitor reiterou ainda o “impedimento de iniciar novas frentes de trabalho, visto que Governo Federal determinou que a destinação de recursos só será possível para obras em andamento, aquisição de material imobiliário para essas obras, retomada de obras paradas e abertura de novas frentes de trabalho, exatamente nessa ordem; e o Instituto Federal possui outras obras já em andamento, a exemplo de Santa Luzia, Esperança, Itaporanga, Catolé do Rocha e Itabaiana”, disse.

Nicácio esclareceu aos jornalistas seu interesse e empenho em fazer um novo acordo com os empresários locais. “Quero sentar para conversar mais uma vez com os empresários e pedir a repactuação de um novo prazo para que possamos abrir uma frente de trabalho nesse terreno, dentro da realidade que nos é posta pelo Governo Federal. Temos profundo interesse, inclusive já apresentamos aos empresários o projeto de engenharia do muro”, ressaltou. O reitor disse ainda que entende o interesse legítimo dos empresários na valorização da área do terreno, mas ressaltou que como gestor público precisa agir com o máximo de responsabilidade.

Perguntado sobre o que possivelmente será construído no terreno doado, o Reitor falou “da enorme necessidade de se construir um novo bloco de salas de aula, mas há também o interesse na construção de um polo de tecnologia e na expansão do Campus em si, mas tudo será definido através de estudos que já estão sendo feitos”, pontuou.

Por Clara Marinho / Assessora de Comunicação do Campus Cajazeiras