Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 10 > Cursos do Campus Cajazeiras recebem notas 5 e 4 no ENADE

Cursos do Campus Cajazeiras recebem notas 5 e 4 no ENADE

“É a comprovação da qualidade do trabalho realizado no Alto Sertão da PB”, afirma diretora
por publicado: 16/10/2018 10h44 última modificação: 19/10/2018 11h00
Exibir carrossel de imagens Equipe do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Equipe do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O Campus Cajazeiras do Instituto Federal da Paraíba comemora seu desempenho excelente na avaliação do ENADE 2017 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes e seu cálculo e divulgação ocorrem anualmente. Neste ano, Cajazeiras emplacou dois cursos com nota 5 e 4, no exame em que os cursos são avaliados com nota de 1 a 5.

O ENADE tem como principal função medir e monitorar o processo de aprendizagem e rendimento dos estudantes em cada curso, mais do que avaliar o desempenho individual de cada estudante. A nota reflete a qualidade da graduação de cada instituição de ensino superior credenciada pelo MEC.

Equipe do Curso de Análise e Desenvolvimento de SistemasO curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) obteve nota máxima no Exame Nacional, sendo o terceiro melhor de todo o Brasil. O desempenho do curso é motivo de orgulho para toda a comunidade local que, mesmo distante 485,4 km da capital paraibana e enfrentando as dificuldades do alto sertão, trabalha arduamente para desenvolver tecnologia de ponta e formar profissionais capacitados.

Para Ricardo Job – coordenador da área de Informática – o resultado é motivo de muito orgulho. “Tivemos um ótimo resultado no ENADE 2017 e gostaria de parabenizar os alunos e professores pelo excelente desempenho. Este resultado demonstra o potencial dos nossos alunos, além da capacidade de mudança e transformação que podemos ter com uma educação de qualidade ofertada no alto sertão da Paraíba. Nosso curso demonstra, novamente, que com muita dedicação e empenho conseguimos colocar o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB Campus Cajazeiras como o terceiro melhor do Brasil. Repetindo resultados anteriores, onde ficamos, nas duas primeiras edições do ENADE, respectivamente, em quinto e segundo lugar dentre os melhores cursos do país. É uma conquista que precisamos comemorar e apresentar a sociedade o quanto podemos contribuir. Encerro, agradecendo a comunidade do Campus por todo o apoio e parabenizando, novamente, nossos excelentes alunos.”

Equipe do Curso de Matémática - na foto, Kíssia Carvalho (de blusa preta)A comunidade do curso de Licenciatura em Matemática também comemora a nota 4 obtida no ENADE. A professora Kíssia Carvalho – coordenadora do curso – comentou o resultado. “A nota foi excelente, ficamos entre os três melhores cursos de Matemática na Paraíba, apenas nós e a UFCG de Campina Grande obtiveram nota quatro. Estamos entre os nove melhores cursos de Matemática do Nordeste, estamos entre os 18 melhores Institutos Federais do Brasil. Isso é um orgulho para um curso que tem apenas oito anos e fica no alto Sertão da Paraíba. É a prova que o ensino público tem qualidade e que o trabalho que fazemos vale a pena, estamos formando muito mais que matemáticos, estamos formando cidadãos e transformando vidas. Outro fator que merece ser mencionado é a nota que tiramos no guia do estudante, onde obtivemos  4 estrelas. No guia do estudante o curso é avaliando como um todo, estrutura do curso, formação dos professores, estruturas física, etc. Muito temos que agradecer, aos nossos guerreiros, professores, técnicos que fazem tudo funcionar direito e a Direção do IFPB de Cajazeiras que sempre se colocou a disposição para os nossos propósitos. Para mim, é um orgulho fazer parte dessa equipe”, disse.

Para a Diretora Geral do Campus, Lucrécia Petrucci, essa é uma conquista ímpar para a comunidade local. “Esse resultado é fruto do trabalho de homens e mulheres que se esforçam cotidianamente para a transformação de vidas dos nossos alunos. Parabenizo todos os professores, técnicos administrativos e alunos envolvidos , gente que se empenha no belíssimo trabalho que é a educação – nossa bandeira de luta responsável por manter viva nossa esperança de um futuro de trabalho, dignidade e oportunidades concretas para mudarmos de vida. É a comprovação da qualidade do trabalho realizado pelo Campus Cajazeiras ”, disse.