Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 05 > Carros Autônomos é tema de Projeto de Inovação do Campus Cajazeiras

Carros Autônomos é tema de Projeto de Inovação do Campus Cajazeiras

O grupo é formado por dois professores e três alunos e recentemente fez parceria com empresa americana da área de Robótica.
por publicado: 07/05/2018 11h33 última modificação: 07/05/2018 11h34

As pesquisas em inteligência artificial estão cada vez mais avançadas nos grandes centros de tecnologia do mundo. E na contramão das expectativas, pesquisas inovadoras com a tecnologia de carros autônomos tem ganhado espaço no sertão nordestino, mais precisamente em Cajazeiras, no Campus do IFPB.

Um grupo formado por dois professores e três alunos do curso de Automação Industrial desenvolveu um protótipo para estudar a tecnologia que promete revolucionar o nosso modo de vida nos próximos anos. Concessionárias de todo o mundo estão apostando alto neste campo e num futuro próximo os carros autônomos não terão um ser humano como motorista.

O protótipo de pesquisa criado pelo Grupo de Robótica do Campus Cajazeiras é resultado de um trabalho iniciado em 2017 pelos professores Raphaell Maciel e Leandro Honorato e os alunos de Automação Industrial Gerberson, Josielho e Jeferson. “Trabalhamos com software e com a parte experimental e nosso protótipo serve como plataforma de treinamento para nossos alunos e professores”, disse Raphaell.

O grupo que contribui para o avanço da tecnologia no Brasil fez parceria com a NVidea – empresa americana que fabrica placas de computador para a área de Robótica Autônoma. “Essa parceria foi fundamental para nosso grupo de pesquisa e mostra que estamos no caminho certo. Recebemos semana passada uma parte dos equipamentos e estamos no aguardo de uma nova remessa”, esclareceu o professor.

Dentre os benefícios que os carros autônomos trarão, o professor Raphaell destaca “a diminuição drástica nos índices de acidentes nas estradas, a comodidade que nós humanos teremos nos trajetos, onde poderemos trabalhar ou descansar no carro ao invés de dirigir”, pontuou.

Os professores Raphaell Maciel e Leandro Honorato fizeram um curso de um ano e meio pela Udacity na área de carros autônomos em parceria com a Mercedes Benz. O grupo pesquisa diariamente no laboratório de Robótica do Campus e tem como meta criar um encontro/competição nacional na área de carros autônomos.