Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 04 > Alunos do Campus Cajazeiras participaram de evento internacional de Robótica

Alunos do Campus Cajazeiras participaram de evento internacional de Robótica

por publicado: 12/04/2018 10h12 última modificação: 12/04/2018 12h39

Gerberson Félix e Natanael Oliveira estudantes de Automação Industrial, ambos com 21 anos de idade, viveram dias de aprendizado na Colômbia. Os dois alunos do IFPB Campus Cajazeiras participaram da III edição do Desafio Mercury de Robótica da América Latina, uma das mais importantes competições de Robótica interescolar do mundo, realizada este ano na Colômbia.

O evento que reuniu mais de 30 equipes de cinco países latino-americanos aconteceu entre os dias 02 a 07 de abril, nas cidades de Medellín e Bogotá.   Gerberson e Natanael levaram seu protótipo desenvolvido nos laboratórios do Campus sob a orientação do Professor Raphaell Maciel. “É difícil e ao mesmo tempo divertido estudar Robótica. Nosso protótipo foi desenvolvido extraclasse, como uma das atividades do grupo GPCAR (Grupo de Pesquisa e Controle em Automação e Robótica do qual fazemos parte)”, disse Natanael.

Os meninos levaram cerca de três meses para desenvolver o protótipo que tinha como missão, na competição, fazer um percurso pré-estabelecido e fazer determinadas atividades durante a trajetória. Todo o processo da competição foi feito remotamente, visto que o robô é controlado pela internet, via Wifi. Por isso a competição aconteceu em duas cidades, Gerberson ficou em Bogotá dando suporte ao trajeto feito pelo robô e Natanael fez todo comando à distância, de Medellín.

Para Natanael Oliveira a experiência foi “única tanto no campo profissional como no pessoal. Profissionalmente aprendi muito com a troca de experiência e conhecimento com os alunos dos Estados Unidos, México, Guatemala e os colegas brasileiros. É sempre importante essa troca de saber porque voltamos para o campus com o conhecimento atualizado. E no lado pessoal também foi bem valiosa a experiência, as pessoas são muito acolhedoras na Colômbia e deu para aprender bastante da língua”, disse.

Diferentemente de Natanael , essa foi a primeira vez que Gerberson Félix participou de uma competição internacional. "Aprendi bastante sobre nosso campo de pesquisa do GPCAR e também fiz bons amigos". Os alunos aproveitaram para agradecer todo o empenho do professor e da diretoria do Campus em levá-los para o Desafio Mercury. "Somos muito bem amparados aqui e recebemos todo o auxílio necessário", destacou Gerberson.

O Mercury Remote Robot Challenge é uma competição internacional de robótica interescolar. A cada ano, a Mercury Robotics desafia os concorrentes a projetar e construir um robô capaz de realizar uma missão. O robô deve ser operado remotamente pela Internet a pelo menos 80km de distância. Isso apresenta um desafio de engenharia interessante, no qual o projeto elétrico e mecânico, a programação embutida, a comunicação sem fio e a latência desempenham um grande papel.

Clara Marinho / Jornalista do Campus Cajazeiras