Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 04 > Agentes de combate a endemias fazem ação de conscientização no Campus Cajazeiras

“Nossa proposta é que seja realizado um trabalho de conscientização dentro do Campus. E que todos possam supervisionar e nos informar sobre qualquer lugar onde possa ocorrer infestação do mosquito”, contou Kleber.
por publicado: 04/05/2018 10h28 última modificação: 04/05/2018 11h56

A equipe de Técnicos da Vigilância em Saúde de Cajazeiras, formada pelos Agentes de Combate a Endemias estiveram no Campus Cajazeiras nesta quinta-feira, 03, para mais uma ação da campanha de combate ao Aedes, promovida pelo NASMO. Os agentes, orientados pelo servidor Kleber Afonso de Carvalho, Coordenador Substituto do NASMO e responsável pela campanha de combate ao Aedes no campus, passaram de sala em sala para apresentar a comunidade o projeto da Secretaria de Saúde Municipal: “Crotalária Nota 10” a Natureza contra o mosquito Aedes Aegypti.

A equipe é formada pelos Agentes de Combate a Endemias Geilson Rolim César, Hênio Alexandre Rocha e Geysiane Motta, juntamente com alunos do Curso Técnico de Vigilância em Saúde turma do PRONATEC Colégio Monsenhor Constantino Vieira.

O projeto que é uma iniciativa pioneira do IFPB Cajazeiras consiste numa luta contra a infestação do mosquito da dengue, através de uma planta que atrai o seu predador. De acordo com o Agente de combate a Endemias, Geilson Rolim, a Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue.

Ao ser plantada no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos. Essas larvas vão alimentar-se das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. Também na fase adulta a libélula é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Quebrando assim a cadeia reprodutora do mosquito Aedes Aegypti. Na oportunidade os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde plantaram algumas sementes da Crotalária que, após a germinação, suas mudas serão plantadas em diferentes áreas do Campus IFPB Cajazeiras.

“Nossa proposta é que seja realizado um trabalho de conscientização dentro do IFPB com servidores técnicos administrativos, professores, alunos e visitantes através da colocação de banners e distribuição de folhetos e visita as salas de aula. E que todos possam supervisionar e nos informar sobre qualquer lugar onde possa ocorrer infestação do mosquito”, contou Kleber.

A Coordenação de Vigilância Ambiental de Cajazeiras disponibiliza um número de telefone através do qual, as pessoas podem ligar, ou enviar mensagens via WhatsZap para denunciar a existência de focos do mosquito e solicitar a visita dos agentes da prefeitura. O número é o ZapDengue (83) 9.9117-0341.