Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 02 > Metodologias Ativas de Aprendizagem foi tema de reunião no Auditório, nesta quarta (07)

Professores se reuniram no Auditório do Campus com a Comissão de Educação e Atualização Profissional (CEAP).
por publicado: 08/02/2018 11h44 última modificação: 08/02/2018 11h46

Viver em mundo globalizado requer mudanças constantes e aprimoramento nas ferramentas de saber e conhecimento. A rapidez do fluxo de informação mudou drasticamente a forma como consumimos informação. Temos na internet uma enciclopédia que pode ser acessada em qualquer lugar na palma da mão (por smartphones) que, se bem utilizada, é uma grande ferramenta de busca para todo tipo de informação.

É tentando se adequar aos novos moldes e fazer das salas de aula um ambiente de troca de conhecimento, que o professor Luiz Romeu implantou a Comissão de Educação e Atualização Profissional (CEAP) no Campus Cajazeiras. “O papel do professor em sala de aula precisa ser renovado para acompanhar as mudanças que vivemos em sociedade. Temos na Aprendizagem Ativa uma excelente oportunidade para desenvolver as habilidades do aluno, principalmente no nosso instituto que é focado no Ensino Profissional”, disse.

Professor Romeu, juntamente com o professor Leandro Honorato e a pedagoga Claudenice Alves lutam por uma sala de aula participativa, que permita ao aluno sair da forma passiva de aprendizado e passar a buscá-lo de forma ativa. Entre tantos métodos de ensino, a CEAP do IFPB/Cajazeiras focou, de início, em três metodologias: Introdução Pelos Pares ou instrução pelos pares que consiste em o aluno ter acesso previamente ao material de estudo que será discutido em aula; Classe Invertida e Fundamentação Pedagógica.

Essas pautas da Aprendizagem Ativa foram abordadas na manhã desta quarta-feira, 07, no Auditório do Campus Cajazeiras. A Comissão reuniu os professores sob a convocação da Coordenação de Unidade Acadêmica da Área de Formação e Projetos Especiais para formação continuada em Emprego de Metodologias Ativas de Aprendizagem. Na ocasião, foram repassadas informações sobre o trabalho desenvolvido bem como divulgação dos três principais métodos estudados. A CEAP estará presente na semana pedagógica, no mês de abril, e ofertará minicursos e apresentará projetos.

A Comissão Educação e Atualização Profissional, formada em 2016, tem recebido convites de outros Campus para divulgação dos métodos de Aprendizagem Ativa utilizados. “Estamos fazendo um trabalho de formiguinha, mostrando que existem outras formas de ensino a serem aplicadas em sala e que há ganhos reais. Essa maneira é eficaz na luta contra a evasão e reprovação escolar. Além do que precisamos desenvolver habilidades nos alunos. Porque para o mercado do trabalho só o conhecimento em si não é mais suficiente. Os alunos precisam saber se relacionar com pessoas, desenvolver projetos, ter iniciativa para solucionar problemas”, acrescentou o professor Romeu.

A CEAP esteve na última segunda-feira, 05, no Campus de Itaporanga e no fim do mês estará no IFCE (campus do Crato). “Já divulgamos metodologias de aprendizagem ativa no campus Cabedelo, na UFPB e fomos convidados pelos Campus de Sousa e Monteiro com datas a definir.