Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 01 > Pós Graduação em Matemática realiza aula inaugural

Noticia

Pós Graduação em Matemática realiza aula inaugural

Evento aconteceu na última sexta-feira (26) e marcou o Campus Cajazeiras com a inauguração de sua primeira Pós Graduação
por publicado: 29/01/2018 14h52 última modificação: 01/02/2018 11h41

O campus Cajazeiras iniciou uma nova fase no último dia 26 deste mês: a abertura oficial do primeiro curso de especialização da unidade. A aula inaugural da Pós Graduação Lato Sensu em Matemática aconteceu nos turnos manhã/tarde e contou com a presença de Leonardo Ferreira Soares – coordenador do curso de especialização; Kissia Carvalho – coordenadora da Graduação; Geraldo Herbetet de Lacerda – professor de Matemática que ministrou a aula inaugural; Lucrécia Petrucci – diretora do Campus; além de outros professores. 

A aula, ministrada para os 20 alunos inscritos, aconteceu no recém-inaugurado laboratório do curso de Matemática. A expansão do ensino e aperfeiçoamento dos docentes de Cajazeiras e cidades circunvizinhas é um dos pontos primordiais do núcleo do curso de Matemática. E foi pensando em agregar conhecimento aprofundado na área que, a Pós foi criada. 

“Nossa luta no dia a dia é fortalecer cada vez mais o nosso curso que já é um dos melhores do Brasil. Temos conceito 4 pelo MEC que avalia o curso em termos de qualidade e excelência. O início da nossa Pós Graduação mostra o empenho de todos os professores de Matemática que trabalham unidos em busca de expansão e democratização do conhecimento”, ressaltou Kissia Carvalho. 

O campus do IFPB Cajazeiras tem um papel crucial na região do sertão da Paraíba, bem como de cidades do Ceará e Rio Grande do Norte. O professor Geraldo Herbetet que ministrou a primeira aula da Especialização falou sobre o valor da primeira especialização do campus. “Uma das principais missões do curso é atender os profissionais dessa região que buscam qualificação na área e, consequentemente, elevar a qualidade do ensino na educação básica das instituições públicas e privadas”, disse. 

A Pós Graduação Lato Sensu em Matemática tem carga horária de 390 horas dividida em: três módulos de 120h e um módulo de 30h para o TCC, com duração mínima de 12 meses e máxima de 18. A aula inaugural foi ministrada nas novas instalações do Laboratório de Matemática que dispõe de amplo espaço, equipado com: jogos, mesas, computadores, biblioteca e todo aparato necessário aos alunos. 

O professor Leonardo Ferreira Soares – coordenador do curso de especialização – explicou a importância da Pós para os profissionais da área. “Nossa especialização é completa, porque abrange os três eixos da Matemática: a matemática pura, a aplicada e a educação matemática. Além do mais, somos os pioneiros nesta região. Temos muito conhecimento para compartilhar e colocamos como meta qualificar os profissionais para, posteriormente, estarem aptos a transmitir o melhor conhecimento para que seus alunos possam participar dos melhores vestibulares do país, a exemplo do ITA”. 

A diretoria do Campus Cajazeiras comemorou a conquista. Lucrécia Petrucci disse que “esse momento é histórico, um verdadeiro marco para o Campus. Temos o compromisso de incentivar iniciativas como esta, que é mais uma possibilidade para investir na qualificação dos profissionais que atuam nessa região”, disse. 

* Clara Marinho – Jornalista/IFPB Cajazeiras

registrado em: