Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 09 > Programação do Setembro Amarelo terá Cine Debate

Programação do Setembro Amarelo terá Cine Debate

Exibição de filme e roda de conversa sobre prevenção ao suicídio nos dias 26 e 27/09.
por publicado: 21/09/2017 11h33 última modificação: 24/09/2017 13h47

O suicídio é hoje um problema de saúde pública que faz cada vez mais vítimas. De acordo com dados da ONG Setembro Amarelo são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Daí a importância das ações de prevenção como o “Setembro Amarelo”, que acontece em todo o Brasil.

A campanha está sendo realizada dentro do Campus Cajazeiras através de ações do NASMO – Núcleo de Apoio aos Serviços Médicos Odontológicos juntamente com a Coordenação Pedagógica (COPED) e a Coordenação de Apoio ao Estudante CAEST. Na próxima terça-feira (26) e na quarta (27) será realizado um Cine Debate, com a exibição de um filme e uma roda de conversa a respeito do tema.

Na página do Facebook do Campus Cajazeiras está sendo realizada uma enquete para a escolha do filme. Os alunos podem escolher entre “As Vantagens de ser invisível” e “Orações para Bobby”. O mais votado será exibido na terça-feira, às 09h e na quarta, às 20h, no auditório do campus.

De acordo com a Assistente Social Sarah Cortês é necessário falar sobre suicídio no ambiente escolar, pois este é um problema que tem atingido principalmente os jovens. “Pensamos o Cine debate como uma forma de discutir as questões que acabam desencadeando esses processos de adoecimento e mexem com a subjetividade desses jovens. Estamos propondo também discutir os preconceitos e discriminações que levam ao ato extremo do suicídio. Nossa intenção é também estimular o cuidado com o outro e consigo mesmo, bem como falar a respeito dos seus sentimentos”, contou.

*Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.