Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 05 > Campus Cajazeiras promove o IV ECMAT

Campus Cajazeiras promove o IV ECMAT

Inscrições para o Encontro Cajazeirense de Matemática começam dia 31 de maio.
por publicado: 25/05/2017 14h09 última modificação: 26/05/2017 09h02

O Encontro Cajazeirense de Matemática (ECMAT) terá em 2017 a sua quarta edição.  E quem pretende participar é bom ficar atento, pois as inscrições começam na próxima quarta-feira, dia 31/05. O evento ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto e tem como tema "Matemática: Quebrando Paradigmas e Gerando Perspectivas", aproveitando o biênio da matemática 2017-2018 no Brasil, que tem como objetivo mostrar que a "Matemática está em Tudo".

Os estudantes podem inscrever trabalhos para apresentação em forma de pôster, comunicação oral ou relato de experiência, e os artigos serão publicados em anais. As inscrições serão feitas direto no site http://www.ecmat.com.br. Lá o participante vai ter acesso ao template para os artigos e poderá escolher quais minicursos deseja fazer. Qualquer dúvida pode ser enviada direto ao e-mail do evento ecmat.ifpb@gmail.br

Este evento regional de matemática é organizado pelo curso de Licenciatura em Matemática do IFPB Campus Cajazeiras e o Grupo Cajazeirense de Pesquisa Matemática. O objetivo é proporcionar espaço de divulgação, reflexão, integração e aprendizado, entre professores, pesquisadores, e alunos, buscando incentivar o interesse pelo ensino da matemática, discutir práticas para o ensino de matemática, interpretar e relacionar os conceitos matemáticos com o cotidiano, divulgar materiais lúdicos e didáticos para o ensino da matemática e como ferramenta de inclusão, além de despertar nos alunos o interesse pela pesquisa acadêmica e trabalhos de extensão. Projetando assim o curso de Licenciatura de Matemática do IFPB-CZ, no cenário regional e nacional.

De acordo com a professora Kissia Carvalho, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática, uma novidade é que este ano o evento terá início na quarta feira a tarde (credenciamento, minicursos e oficinas), mas a abertura oficial será na quarta às 19 horas. “Iniciaremos com um momento cultural e uma palestra do Professor Antônio Sales da Silva, do Departamento de Matemática UFPB”, contou.

Outra novidade, segundo a professora, é a mostra "Matemática Inclusiva" que ocorrerá na sexta pela manhã. “Será apresentado como a matemática pode ser usada como ferramenta de inclusão e/ou que é possível com o material inclusivo correto, ensiná-la a pessoas com deficiência, principalmente a visual. Usaremos para isso material desenvolvido no nosso LABEM (Laboratório de Ensino de Matemática)”.

Nesta edição o ECMAT oferecerá 12 minicursos e 07 oficinas,  algumas destes oferecido por professores ou estudantes de outras instituições, como é o caso da oficina de "Jogos Lúdicos para Idosos", oferecida por alunos da Universidade Católica de Pernambuco, que será ministrada para os idosos de uma abrigo de Cajazeiras. Os minicursos e oficinas têm os mais variados temas, indo de temas preparatórios "Como de Fazer Relatórios de Estágios", até temas mais voltados a matemática aplicada "Resolução de Problemas Envolvendo Variação de Temperatura", passando por cursos de "Realidade Aumentada", ou didáticos como "O Uso de Redes Sociais como Ferramenta de o Ensino" e temas mais divertidos como "HQ's no ensino da matemática" e "MATEMÀGICA"

“É interessante observar como já reflete em nossos alunos da licenciatura em Matemática, a prática destes eventos (ECMAT e OCZM), pois muitos deles estão envolvidos nas comissões de divulgação, credenciamento, arte, organização, patrocínio e certificação. Outros vão oferecer minicursos ou oficinas, com supervisão dos professores, ou serão monitores de minicursos oferecidos pelos professores do IFPB e de outras instituições. É um momento muito enriquecedor para os nossos alunos, professores e para o IFPB”, afirmou Kissia.

Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/ Campus Cajazeiras.