Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 05 > Troca de conhecimentos sobre aprendizagem ativa

Troca de conhecimentos sobre aprendizagem ativa

Comissão do Campus Cajazeiras participa de Semana Pedagógica em Cabedelo.
por publicado: 19/05/2017 11h07 última modificação: 19/05/2017 11h08

A Comissão de Educação e Aperfeiçoamento Profissional (CEAP) do Campus Cajazeiras participou, na última terça-feira (16/05), da Semana Pedagógica do Campus de Cabedelo. Na oportunidade, o grupo foi convidado para tratar do tema “metodologias da aprendizagem ativa”. Representaram a CEAP os professores Leandro Honorato Silva e Luís Romeu Nunes, a pedagoga Claudenice Alves Mendes e a aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Asheley Emmy Lacerda Alves. Eles apresentaram a um grupo de 50 professores daquele campus os fundamentos e objetivos do emprego das metodologias ativas e ministraram uma oficina com três métodos: Sala de aula invertida (Flipped Classroom), instrução pelos colegas (peer instruction) e aprendizado baseado em grupos (team based Learning).
A CEAP foi criada em 2016 com o objetivo de refletir sobre o Projeto da Educação Profissional nos Institutos Federais e buscar soluções para os desafios dos processos de ensino aprendizagem, bem como favorecer as formações continuadas dos docentes e pedagogos. A comissão é formada por quatro engenheiros, duas pedagogas e uma professora de Inglês. Uma das frentes de trabalho da comissão é um projeto sobre o “Emprego de metodologias da aprendizagem ativa no ensino profissional tecnológico”. Projeto esse que, partindo das problemáticas contemporâneas do ensino e dos desafios do século 21, busca promover uma reflexão junto aos profissionais da educação do campus com o fim de apontar caminhos para mitigar as dificuldades identificadas.
“Para conquistar espaço no mercado de trabalho não é mais suficiente o aluno ter o unicamente o conhecimento de conteúdo e a compreensão conceitual, já que esse tipo de informação é abundante na internet e qualquer um tem acesso. O sucesso na sociedade contemporânea prima por valores cruciais, chamados “21st Century Skills” (habilidades do século 21), que são: pensamento crítico; resolução de problemas, colaboração (trabalho em grupo), autossuficiência (capacidade de buscar sozinho a solução para os problemas) e interdisciplinaridade”, afirmou o presidente da CPAE, professor Dr. Luis Romeu Nunes.
De acordo com a comissão, a participação na Semana Pedagógica de Cabedelo foi de grande importância para o grupo, pois “oportunizou a socialização dos conhecimentos que estão sendo construídos pelos membros, bem como procurou despertar os colegas de lá para também se organizarem em grupos de estudos e pesquisas locais, com o fim de experimentar novas maneiras de ensinar/aprender”. Segundo o professor Romeu, a comissão pretende compartilhar reflexões sobre as metodologias do aprendizado ativo com os docentes do Campus Cajazeiras durante o Encontro Cajazeirense de Matemática que vai acontecer no mês de agosto.

Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/ Campus Cajazeiras.