Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 05 > Inscrições para Curso de Extensão em Língua e Cultura Alemã

Inscrições para Curso de Extensão em Língua e Cultura Alemã

Estudantes e professores da rede pública podem se inscrever até o dia 09/06.
por publicado: 31/05/2017 09h49 última modificação: 02/06/2017 09h50

O IFPB Campus Cajazeiras está oferecendo mais uma oportunidade a quem busca conhecer uma nova língua e ampliar seus conhecimentos a cerca de outras culturas. Estarão abertas entre os dias 05 a 09 de junho, as inscrições para o Curso de Extensão em Língua e Cultura Alemã, no nível básico.

Serão ofertadas 25 vagas. Poderão se inscrever alunos do IFPB e de outras instituições públicas de Cajazeiras e região, bem como professores de escolas públicas.  Para realizar a inscrição o candidato deve preencher os seguintes requisitos: se aluno - estar regularmente matriculado em escola de ensino público e apresentar média igual ou superior a sete (no ato da inscrição o aluno deverá anexar cópia do histórico escolar); se professor - apresentar comprovante de vínculo empregatício em instituição de ensino público da região de Cajazeiras.

Para se inscrever os interessados devem enviar email para: adrymarques@gmail.com . Além do histórico (no caso do aluno) ou comprovante de vínculo empregatício na rede pública (se professor), o candidato deve informar: nome, curso ou escola onde estuda/trabalha e telefone. As aulas terão início no dia 12/06 e ocorrerão sempre às segundas-feiras das 16h15 às 17h45. O curso terá duração de seis meses.

O ministrante do curso é o Dr. Adriano Marques, professor de Filosofia no IFPB Campus Cajazeiras. Ele estudou alemão durante cinco anos e ao todo fala quatro idiomas.  O professor, que fez parte do Doutorado nos Estados Unidos e pretende se candidatar a seleções na Polônia e Alemanha, afirma que quem conhece uma língua estrangeira ou mais, tem inúmeras oportunidades de trabalho estudo.

“Esse curso procura fornecer ao aluno essa extraordinária ferramenta de pensamento que é o idioma. Existem sutilezas semânticas e formas de pensamento que você não encontra em sua língua nativa, mas são outras possibilidades de expressão e pensamento disponíveis em outras línguas. Na língua alemã, isso é particularmente verdadeiro, pois ela permite a formação de conceitos novos a partir da combinação de palavras já conhecidas. Esse é, no meu ponto de vista, a vantagem intrínseca em aprender outro idioma. Espero, com o curso, que os alunos vivenciem isso”, contou.

Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.