Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 05 > Inscrições abertas para oficinas de rádio

Inscrições abertas para oficinas de rádio

Oportunidade para aprender sobre produção, locução, gravação e edição de áudio.
por publicado: 12/05/2017 11h59 última modificação: 12/05/2017 14h08

Quem gosta de rádio e quer aprender um pouco mais sobre essa mídia, terá a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos através das oficinas de produção, locução, gravação e edição, que serão realizadas no Campus Cajazeiras nos dias 24 e 31/05 (Radio jornalismo: quarta à tarde) e 31/05 e 01/06 (Áudio técnica: quarta e quinta à noite). As inscrições estão abertas até o dia 22/05 e são realizadas gratuitamente no Grêmio Paulo Freire. Também é possível se inscrever enviando o formulário para o e-mail lidiane.silva@ifpb.edu.br ou na Coordenação de Comunicação. São 20 vagas por oficina, as quais serão preenchidas por ordem de inscrição.

As Oficinas fazem parte do Projeto de Extensão “Rádio Educanção: Promovendo a integração escola-comunidade e a difusão de conteúdo educativo e cultural através da Educomunicação”, o qual pretende reativar a rádio escolar do Campus. Elas serão ministradas pelos servidores Henrique Alencar, professor de Automação, e Lidiane Maria, jornalista do Campus. Ambos têm experiência profissional em rádio e televisão e abordarão conhecimentos básicos em relação ao rádio jornalismo e a edição e tratamento de áudio.

O objetivo das oficinas é capacitar e recrutar alunos do IFPB Campus Cajazeiras e pessoas da comunidade que tenham afinidade com o rádio e queiram participar do projeto como produtores, locutores, editores de quadros e programas radiofônicos que farão parte da programação da Rádio Educanção. Esses quadros serão intercalados com a programação musical e transmitidos via sistema interno de som e também por meio da Rádio IFPB e Rádio e TV Instituto Federal, do IFSP – Campus Suzano, que é parceira do projeto, além de serem disponibilizados em Podcast.

A Rádio Educanção funcionou no Campus Cajazeiras entre 2011 e 2013. A iniciativa foi idealizada pelo professor João Paulo Fernandes, de história. O funcionamento se dava através de um sistema de caixas de som espalhadas no pátio, refeitório e bloco administrativo. Devido ao desgaste dos equipamentos e também com a saída de alunos e do professor coordenador, o projeto foi interrompido.

A expectativa é que através de aprovação do novo projeto de extensão, a rádio escola volte a funcionar por meio da aquisição de equipamentos e formação de uma equipe de trabalho. O objetivo é proporcionar aos envolvidos uma experiência interdisciplinar, que vai do aprimoramento do português à técnica para operar equipamentos e softwares, passando principalmente pela reflexão crítica e compreensão do contexto social no qual estão inseridos. A iniciativa também servirá de laboratório para a Rádio FM Educativa que funcionará no Campus Cajazeiras, cuja concessão já foi autorizada pelo MEC na frequência 106,3.

A ideia inicial é que sejam produzidos semanalmente cinco quadros:

Giro de notícias - Drops de informação sobre educação, ciência, tecnologia, estagio, Intercâmbios, projetos que se destacam na Pesquisa/Extensão, jogos escolares, assistência estudantil, concursos, vestibulares, entre outros;

Entrevista – A cada semana um convidado irá falar sobre um tema de destaque no momento, de preferência que tenha relação com algo noticiado no Giro de Notícias;

Por dentro do Enem – Cada edição irá abordar dicas, perguntas, curiosidades, testes, etc. sobre uma matéria ou área específica a ser abordada no Exame Nacional do Ensino Médio;

Profissões: Qual é a sua? - A cada semana um profissional irá falar da sua área de atuação, mercado de trabalho, desafios, entre outras questões;

Resenha Cultural - Resenhas de livros, filmes, músicas, agenda dos eventos culturais da região e entrevistas com artistas locais e regionais.

*Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.