Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 05 > Aluno do IFPB representará o Brasil em Congresso Internacional de Engenharia

Aluno do IFPB representará o Brasil em Congresso Internacional de Engenharia

Trabalho que estuda a adição de Tetra Pak na fabricação de tijolos e argamassas foi único aprovado do país.
por publicado: 09/05/2017 11h17 última modificação: 09/05/2017 11h25

Uma pesquisa desenvolvida no IFPB Campus Cajazeiras será a única representante do Brasil em um dos principais congressos de Engenharia da Europa. O artigo a “Adição de Tetra Pak triturado na fabricação de tijolos e argamassas”, é orientado pelo professor Gastão Coelho de Aquino Filho, tem como autor o aluno Victor Valério Landim e conta com a colaboração da aluna Rayrinne Stefani de Abreu Rolim, ambos estudantes de Engenharia Civil. O trabalho será apresentado no evento “The 6th International Conference On Manufacturing Engineering And Process”, o qual será realizado em Lisboa, Portugal, de 27 a 29 deste mês.

De acordo com a equipe que desenvolve o projeto, a utilização de materiais reciclados na construção civil, reduz a demanda por insumos não renováveis, além de reduzir a pressão ambiental nas áreas destinadas ao descarte, sendo desta forma uma alternativa mais barata e limpa. Ao promover a adição de tetra pak triturado na produção de tijolos e argamassas, os pesquisadores buscaram de criar um produto mais resistente e reduzir o impacto ambiental causado pelo lançamento deste tipo de embalagem na natureza. A maior resistência dos produtos foi comprovada através de testes realizados no Laboratório de Análise de Solos do IFPB Campus Cajazeiras.

O aluno Victor Landim iniciou o referido trabalho através da aprovação de projeto de iniciação científica financiado pelo PIBICT – CNPq em 2015. Desde então, já conseguiu publicá-lo em revistas da área e apresentá-lo em diversos congressos nacionais e internacionais, entre os quais ganhou menção honrosa como melhor trabalho do VII Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (SEPVASF), realizado pela Universidade Federal do Vale Do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro – BA, no mês de abril deste ano. Satisfeito com o reconhecimento do que tem sido produzido pela equipe, o autor comemora e afirma que pretende seguir com a ideia a diante.

“É uma enorme satisfação representar o Brasil e o IFPB - Campus Cajazeiras em um dos eventos na área de engenharia mais renomados da Europa. Esta experiência sem duvida será um divisor de aguas na vida acadêmica e profissional enquanto discente, já que almejo aprofundar o projeto de pesquisa e torná-lo uma ferramenta que me auxilie no futuro a conseguir ingressar em um mestrado. Gratidão é a palavra que melhor define este momento”, contou Victor.

Este ano, através do Edital Interconecta – IFPB, ele conseguiu aprovação de um trabalho na mesma linha, com o intuito de utilizar de materiais reciclados na construção civil. Sob a orientação da professora Kalina Medeiros, Victor, juntamente com o discente Alan Rafael, de Engenharia Civil, está pesquisando a adição de garrafas pet moídas na fabricação de argamassas de assentamento sustentáveis.

*Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.