Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 03 > III Congresso Estadual dos Grêmios Técnicos

III Congresso Estadual dos Grêmios Técnicos

85 alunos de 10 campi do IFPB participam do encontro no Campus Cajazeiras.
por publicado: 26/03/2017 11h32 última modificação: 28/03/2017 08h57

“Uma oportunidade de unir o movimento estudantil, de mobilizar os estudantes e de refletir sobre a atual conjuntura política brasileira, com foco na importância do protagonismo feminino". Foi assim que o presidente da Associação Estudantil dos Grêmios Técnicos do IFPB, Wéverton Galdino Correia, definiu a terceira edição do III CONEGT- Congresso Estadual dos Grêmios Técnicos do IFPB. O encontro está acontecendo no Campus Cajazeiras nestes dias 24, 25 e 26 de março e reúne 85 alunos de 10 campi do instituto.

Uma das principais discussões do III CONEGT, tema de mesa redonda que contou com a participação da Deputada Estadual Estela Bezerra (PSB), foi a das questões ligadas às mulheres e seu protagonismo nos espaços políticos e sociais. Também discutiu-se sobre a luta da polulação LGBT, Negritude, Reforma Trabalhista e Previdenciária e Reforma do Ensino Médio. A programação conta com atividades culturais e recebe o apoio do Campus Cajazeiras, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB e do Governo do Estado da Paraíba.

A Diretora Lucrécia Petrucci afirmou que o Campus Cajazeiras se transformou no “coração do IFPB”, durante os dias de realização do congresso. “Estamos muito felizes e cientes da responsabilidade de sediar este evento, de receber estudantes de todas as partes do estado, jovens que podem fazer a diferença, que estão aqui discutindo os problemas do país e transformando o nosso Campus em um espaço de aprendizagem política e cidadã”.

Os estudantes Luan Matheus Cassimiro, do Curso Integrado em Petróleo e Gás do Campus Campina Grande, e Naline Belo Gomes, do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Cajazeiras, vivem momentos distintos na vida estudantil dentro do IFPB. Enquanto ele é concluinte, ela está no primeiro ano. Mas ambos vêm no congresso esse espaço de aprendizagem política e cidadã de que falou a diretora Lucrécia. Eles acreditam que o encontro é uma oportunidade para que os discentes possam ter uma visão mais ampla do contexto social, político e econômico que os cerca, bem como compreender a sua força, as mudanças que são capazes de promover na sociedade.

O Professor Suelânio Viegas de Santana, representante da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ressaltou a importância do CONEGT no sentido de fortalecer e articular o movimento estudantil no IFPB. “É um momento em que os Grêmios Estudantis se organizam de maneira sistêmica e é de fundamental importância para que tenham uma articulação e abrangência em todo o instituto. A  PRAE apoia sempre no que for possível iniciativas como esta”.

Clique aqui e acesse a página do Facebook com mais fotos do III CONEGT

Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.