Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 02 > Tem início a V MPEI do Campus Cajazeiras

Tem início a V MPEI do Campus Cajazeiras

Evento que exibe os trabalhos de Pesquisa, Extensão e Inovação, acontece nesta terça e quarta (21 e 22/02).
por publicado: 21/02/2017 14h32 última modificação: 06/03/2017 10h24

Os projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica, desenvolvidos por pesquisadores e extensionistas do IFPB Campus Cajazeiras no ano de 2016, começaram a ser expostos na manhã de hoje. São mais de 60 trabalhos que estão compondo a V Mostra de Pesquisa e Extensão e Inovação. O evento segue até amanhã e tem o intuito de partilhar com toda a comunidade os conhecimentos construídos pelos servidores e alunos do campus, a partir do desenvolvimento dos seus projetos.

As atividades foram iniciadas com a exposição dos trabalhos da área de Cultura e Higiene Segurança do Trabalho e a mesa redonda Políticas de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPB. Na oportunidade, representantes de cada um dos segmentos esclareceram dúvidas, ouviram sugestões e trouxeram informações para a comunidade a cerca de como funciona e o que está sendo desenvolvido no tocante à tríade pesquisa, extensão e inovação. A maior discussão foi a cerca do Edital Interconecta IFPB - N º 01/2017 - Apoio a projetos de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Social, que trouxe mudanças no tocante à submissão de projetos.

A professora Márcia de Oliveira Alves, que esteve no evento representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, disse que se sentiu muito feliz em ver o resultado de tantos projetos executados no Campus Cajazeiras. “Isso comprova a efetivação das políticas de pesquisa, extensão e inovação no IFPB e mostra o envolvimento dos discentes, docentes e técnicos no trabalho”. Ela ouviu muitos questionamentos e sugestões da comunidade a cerca do Interconecta e afirmou que iria repassar à Pró-Reitoria de Pesquisa tudo o que foi externado. “Com as mudanças é normal surgirem os questionamentos, pois o edital é inovador e foi lançado com o objetivo de fortalecer a pesquisa no IFPB”.

O professor Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, representante da Inovação Tecnológica do IFPB, destacou o elevado potencial intelectual dos pesquisadores sertanejos. “Eu fico sempre muito feliz de voltar ao sertão, pois já fui docente em Sousa e sei o quanto essa região é acolhedora e rica em termos de produção de conhecimento. Esse potencial precisa ser cada vez mais incentivado, com o reconhecimento pelo que está sendo feito e a viabilização de recursos para a realização de novos trabalhos”.

A Diretora do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci afirmou que a robustez da V Mostra de Pesquisa, Extensão e Inovação reflete uma feliz realidade do Campus Cajazeiras. “A Pesquisa tem evoluído de forma significativa; a extensão vem demarcando território junto à comunidade e trazendo-a para dentro do nosso Campus e a inovação vem trazendo projetos de pesquisa aplicada que incentiva a comunidade a enveredar pela área da Inovação Tecnológica, da criação de produtos. Isso tudo é o resultado do trabalho de servidores engajados na sua missão de educar e com elevado espírito público”.

A professora Wilza Carla Moreira Silva, coordenadora do evento, destacou que o formato de exibição dos projetos nesta edição, que se dá através da apresentação de pôsteres, contribui para que toda a comunidade possa visitar a exposição e conhecer o que está sendo desenvolvido.

O evento segue com as exposições de pôsteres e realização de oficinas, durante à tarde. À noite teremos novamente mesa redonda Políticas de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPB e a exibição dos trabalhos da área de ensino.

Na quarta pela manhã haverá uma discussão sobre Empreendedorismo e os desafios no mundo do trabalho. Além disso haverá exibições de pôsteres durante todo o dia e à noite e as oficinas na parte da tarde.

Através do site http://www.mostraifcz.com.br/index.html é possível conferir toda a programação. Clique aqui e acesse o álbum com as fotos do evento na página do Campus Cajazeiras no Facebook.

Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.